Ártico

quinta-feira, 16 de abril de 2009

[DIGITAL] Envolver-se e monitorar a Web 2.0 é nova obrigação corporativa

(Contribuição de Marcos Aurélio Belle, ex-aluno de Campinas, que mandou link da McKinsey, e artigo da AdAge publicado na MMbymail)

A pesquisa anual que a McKinsey faz com executivos americanos sobre o uso corporativo das ferramentas da Web 2.0, aponta que a grande maioria das empresas(94%) ainda explora mais o uso interno - endomarketing, gestão do conhecimento e treinamento - e quando usa para se relacionar com consumidores (87%) o objetivo é atendimento ao cliente e conquista de novos usuários. A participação colaborativa dos clientes nos processos de confecção de produtos e como fonte de inovação só é praticada por metade delas.



Do mix de ferramentas disponíveis mostradas no gráfico, são usados em média de 2 a 3 tipos por empresa. A mais usada (58%) são os websites, com suas funcionalidades de transações e fornecimento de informação, seguido das redes sociais (32%), blogs (31%) e wikis (26%). As maiores barreiras para o sucesso têm sido a dificuldade de medir o retorno financeiro e o baixo incentivo que as companhias dão a funcionários e clientes para aderirem. As mais bem sucedidas são as que criam um pacote amplo de ferramentas integradas às rotinas dos usuários e estruturas dentro da organização para gerenciar os esforços de modo sistemático. Quem não vê resultados é porque não adotou nada disso, e está deixando sua reputação correr grandes riscos nesse ambiente virtual irreversível. Porém, 60% já declara estar aumentando seus investimentos e se reestruturando para esse novo ambiente.

Um exemplo recente foi o escândalo envolvendo a Amazon, flagrada por blogueiros e integrantes de redes sociais ao retirar de seu catálogo livros e filmes com temática gay escritos por James Baldwin, Gore Vidal, Jeanette Winterson etc. A empresa falhou duplamente: monitorar 24 h por dia/7 dias na semana o que falam sobre ela na web e responder rapidamente às denúncias, que justificou como falha técnica depois de um silêncio de dois dias. A informação se alastrou no fim de semana feito fogo pelo Twitter com tags como #amazonfail e #glitchmyass (falha técnica o caramba!).

Segundo a AdAge, "Nesta era de comunicação instantânea, nenhuma empresa pode parar de prestar atenção ao que estão falando sobre ela na internet. Uma piada de blogueiros diz que eles podem causar diversos problemas nas finais de semana, já que as grandes empresas não monitoram suas marcas neste período."

Para ver a pesquisa completa com gráficos detalhados, entre em http://www.mckinseyquarterly.com/Business_Technology/BT_Strategy/Building_the_Web_20_Enterprise_McKinsey_Global_Survey_2174, se cadastrando gratuitamente no site da McKinsey.

Um comentário:

liláh disse...

ADOREI seu blog,é dos meus!
da uma passada la no meu, beejo