Ártico

terça-feira, 14 de abril de 2009

[PLANETA] COMO SE NEUTRALIZA UM EVENTO?


É cada vez mais frequente lermos que um determinado evento (congresso, curso, show ou tournée musical) teve suas emissões neutralizadas. Mas na prática como isso é feito?

Pode-se minimizar este processo por meio de algumas iniciativas. Uma delas é o reflorestamento - as árvores capturam o CO2 através da fotossíntese e liberam oxigênio para a atmosfera. O trabalho começa com um relatório que quantifica os gases de efeito estufa em CO2 equivalente emitidos pelo evento, usando a metodologia mais consagrada mundialmente: o GHG Protocol, desenvolvida pelo World Business Council on Sustainable Development (WBCSD) e o World Resources Institute (WRI).

Depois, é determinado o número de árvores que deverão ser plantadas para “sequestrar” esse volume de CO2. Por exemplo, a brasileira Ecosfera 21 tem parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que usa mudas de espécies nativas, em áreas que contribuem para a conservação de água e aumento da biodiversidade. A MaxAmbiental forneceu o selo Carbono Neutro para show do Jota Quest, equipes no Iron Man, stands na APAS, o "Simplicity Event" da Philips etc.

Ainda podem ser adotadas medidas de economia de energia e uso de materiais reciclados ou recicláveis durante o evento, e promovida coleta seletiva de lixo. Ao invés de distribuir apostilas em papel, usar CD-roms ou disponibilizar os conteúdos via web. Que tal um pendrive como brinde patrocinado que pode ser espetado num terminal para pegar as cópias das palestras, ou já vir com elas gravadas? Espaços físicos com luz natural, coffee-breaks com comida mais saudável para os participantes (frutas, orgânicos, cereais, chás) ao invés de frituras saturadas, e organização de transfers coletivos em rotas pré-divulgadas para estimular os participantes a deixarem os carros em casa.

Mas há quem diga que a neutralização do carbono é um mito, e pode facilmente se transformar num greenwash (ver post de 09/out/2008). Vou falar mais extensamente sobre isso num próximo post.

Nenhum comentário: