Ártico

terça-feira, 10 de junho de 2008

[PLANETA] Qual o tamanho da sua Pegada Ecológica ?

Qual o impacto dos seus hábitos de consumo no mundo? Entrando no site http://www.myfootprint.org/ (link Take the Quiz) você responde a um breve questionário e fica sabendo. O site calcula quantos planetas seriam necessários caso todos os seres humanos tivessem um estilo de vida igual ao seu ! A cada resposta, ele oferece dicas de melhoria naquele quesito e um comparativo com a média do seu país.

A Pegada Ecológica é uma metodologia desenvolvida por Mathis Wackernagel e William Rees da Universidade de British Columbia nos anos 90, que contabiliza o impacto da atividade humana no ambiente e calcula a área de terra produtiva e oceano necessários para prover recursos e absorver resíduos. Logo, oferece uma medida de quão sustentável é o nosso estilo de vida. Em 1999, já precisaríamos de 120% de área terrestre para suportar o nosso consumo, ou seja, a humanidade estava usando 20% acima da biocapacidade do planeta.

O meu teste deu 1,83 planetas (principalmente por culpa das inevitáveis viagens de avião dando aulas do Oiapoque ao Chuí)! Ao final do quiz o site produz tabelas por ítem, por bioma e sugere como reduzir sua pegada, como você pode ver abaixo. Faça o teste e depois nos mande o resultado para a gente ir sentindo como anda a situação por aí !

Nenhum comentário: