Ártico

segunda-feira, 23 de junho de 2008

[DIGITAIS] Invasão nos seus portáteis


Desde o 11 de Setembro os americanos ficaram paranóicos por segurança e está para ser colocada para aprovação na próxima reunião do G8 este ano o ACTI (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), acordo internacional contra pirataria e pedofilia em mídias digitais - vale apreensão e varredura dos arquivos do seu notebook, celular, MP3 player, câmera fotográfica, pen-drives e palmtops, sempre que haja suspeita de infração de direitos autorais ou conteúdos ilegais. Agentes de imigração nos EUA já têm respaldo para obrigar os viajantes "suspeitos" a abrirem seus arquivos. Para proteger os direitos autorais, infringe-se os direitos civis.


Não faltasse mais nada, na Espanha acaba de ser criada uma taxa sobre venda de players MP3 e MP4, celulares, pen-drives e discos rígidos, justamente para ressarcir direitos autorais. Desta forma, ao invés de ação policial o país preferiu adotar controle direto na fonte. Que poderá incluir no futuro cobrança também dos provedores e sites, usando rastreamento dos downloads efetuados de fotos, músicas, textos e filmes.


Aparentemente, esse pessoal não entendeu ainda o novo paradigma do mundo digital, de "prossumidores" (produtores-consumidores) e web 2.0. Ainda estão naquela de proibir cópias privadas... Quer saber mais ? Sugiro assistir no YouTube os filmes "Mundo de Prometeus" (I e II) e "Rafinha e a Web 2.0".

Nenhum comentário: