Ártico

terça-feira, 10 de junho de 2008

[MARCA] Branding & Religião


Já vai longe a época em que David Aacker, professor de Berkeley, causou rebuliço no meio empresarial com seus livros sobre Brand Equity e a necessidade das empresas administrarem suas marcas como seu ativo mais precioso - e intangível.

Agora vem o publicitário Martin Lindstrom defender a idéia em seu livro "Brand Sense- a marca multissensorial" (Ed. Bookman, 2007) do tratamento da marca como uma espécie de religião.
Se 75% de nossas emoções são influenciadas pelo olfato e há 65% de chance de mudarmos de humor se expostos a um som positivo, é preciso sair das duas dimensões (identidade visual) e explorar os demais sentidos como o tato, o paladar, o olfato e a audição, que até hoje foram desprezados. Alguns exemplos de que isto é possível: o som característico do toque de um celular Nokia ou do chip Intel nos anúncios; o tato inconfundível da garrafa da Coca-Cola clássica; o cheirinho de carro novo. E por aí vai...
Os "10 Mandamentos" de uma marca são:
1. Sensação de pertencimento
2. Visão clara
3. Não desprezar o poder do inimigo
4. Autenticidade
5. Consistência
6. Perfeição
7. Símbolos
8. Mistérios
9. Rituais (durante o uso do produto e com a marca)
10. Apelos sensoriais

Vale dar uma olhada no livro ou entrar nos sites http://www.brand.com/ ou http://www.martinlindstrom.com/.

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