Ártico

domingo, 28 de dezembro de 2008

[PLANETA] Sustentabilidade demanda novo tipo de contabilista


A preocupação com a Sustentabilidade fez surgir uma nova profissão - o Contabilista Ambiental - responsável por mostrar ao mercado e ao próprio empreendedor como os impactos socioambientais da empresa podem afetá-la financeiramente. Ele atua como um consultor, orientando o que o empresário deve fazer para comprovar os benefícios ao meio ambiente e à sociedade - os ativos ambientais.
Por outro lado, os passivos ambientais (poluição, desmatamento, danos à saúde etc) interferem diretamente no balanço patrimonial da empresa e cabe ao contador registrá-los e providenciar o pagamento das multas e fiscalização. Por meio de cálculos, estimativas e registros nos relatórios e balanços, o empreendedor terá controle dos futuros gastos e investimentos necessários para compensar eventuais prejuízos causados.


Com um modelo já implementado pelo CFC, o balanço ainda não é obrigatório, mas a partir de 2009/2010 haverá um projeto legislativo nesse sentido, até porque as instituições financeiras internacionais só investem em empresas que apresentem o documento. Os Contabilistas Ambientais ainda são apenas 1% dos 400 mil contadores registrados no Brasil e sua função está relacionada à elaboração de relatórios, balanços, certificações e auditorias.


Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário: