Ártico

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

[MARCA] Carro para a geração "Empty Nest"


A Toyota e a firma IDEO identificaram e desenvolveram um novo carro para a geração que chamam de "ninho vazio" (sem filhos), o Toyota Venza, a ser lançado agora ao final de 2008 no mercado americano.


Nos anos 70, era dos "baby boomers", a Toyota ganhou o mercado americano com seu posicionamento de segurança, confiabilidade e qualidade. Parece que a era das minivans e SUVs ficou para trás. Com uma pesquisa etnográfica, a IDEO identificou 5 demandas do público "empty nest" para a Toyota:

1) conforto - veículo que se adequa à medida que envelhecem, sem parecer uma indulgência ao luxo;

2) "Smart" - bom valor;

3) utilidade - dimensões apropriadas em relação aos veículos grandes que já tiveram;

4) transformação - adaptabilidade para novas necessidades, como mais carga ou transportar adultos com conforto no banco de trás;

5) expressão - o carro deve refletir a personalidade e estilo do dono, não apenas outro sedan indistinguível de milhares de outros na rua.


A partir disso, o carro ganhou 3 temas:

Bem-Estar - do indivíduo e do ambiente;

Sofisticação - que comunica vitalidade, atividade e sociabilidade; e

"Crossover Utility Vehicle - CUV" (algo como híbrido de sedan com SUV/minivan) - onde a beleza da função e as escolhas pessoais de estilo de vida são traduzidas em dispositivos práticos.

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