Ártico

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PETROBRAS RESPONDE A ESTE BLOG




OPORTUNIDADE PARA VOCÊ SABER A VERDADE: Faço questão de publicar a pronta resposta que a Petrobras enviou sobre os posts aqui publicados ref a sua saída do Ethos e do ISE.



Prezada Patrícia de Sá,


A Petrobras sempre afirmou publicamente que iria fornecer o diesel S50 para os veículos novos, a partir de janeiro de 2009. Mesmo sem estardescumprindo a Resolução 315 do CONAMA, a Petrobras participouvoluntariamente de um acordo no Ministério Público Federal, do qual participaram todas as entidades envolvidas no assunto: Governo do Estado deSão Paulo, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de SãoPaulo (Cetesb), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis(Ibama), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),fabricantes de veículos, fabricantes de motores e Associação Nacional deFabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Até mesmo representantes doMovimento Nossa São Paulo e também de outras ONG´s foram convidados, mas preferiram não participar.




A Petrobras concordou com as seguintes determinações:




- Substituição de todo o diesel interior de S-2000 para S-1800 a partir dejaneiro de 2009;




- Substituição de todo o diesel usado pelas frotas de ônibus urbanos dasCidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, BeloHorizonte e Salvador de S-500 por S-50: SP e RJ a partir de janeiro de2009, Curitiba a partir de agosto de 2009; Porto Alegre, Belo Horizonte eSalvador a partir de janeiro 2010;




- Substituição de todo o diesel metropolitano usado em Fortaleza, Recife eBelém de S-500 por S-50 a partir de maio de 2009;




- Redução gradativa da participação de diesel S-1800 para aplicaçõesautomotivas até a substituição total pelo diesel S-500 em 2014;




- Substituição de todo o diesel S-500 por S-50 para frotas cativas deônibus urbanos da RM de São Paulo a partir de janeiro de 2010;




- Desenvolvimento das atividades do CONPET para SP, RJ, Curitiba, PortoAlegre, Belo Horizonte, Salvador e Vitória: SP e RJ a partir de janeiro de2009 (em conjunto com programa de regulagem da ANFAVEA); Curitiba e PortoAlegre a partir de janeiro de 2010; Belo Horizonte, Salvador e Vitória apartir de janeiro de 2011;




- Substituição de todo o diesel S-500 por S-50 para as frotas cativas deônibus urbanos das demais RM´s do Estado de São Paulo e da RM do Estado doRio de Janeiro a partir de janeiro de 2011.




- Investimento de R$ 1.000.000,00 para o programa de fiscalização deemissão de fumaça preta da CETESB em São Paulo;




- Disponibilização de um novo óleo diesel comercial, com 10 ppm de enxofre,a partir de janeiro de 2013 para os veículos novos de tecnologia P7;




Por este acordo, o fornecimento de diesel com menor teor de enxofre para as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio deJaneiro será iniciado a partir de janeiro de 2009. Nas demais regiões dopaís, o fornecimento de diesel S-50 se dará conforme cronograma específico.




Até o presente momento, a Petrobras, mesmo tendo solicitado por meio de duas cartas, não foi informada pelo Conselho Deliberativo do Índice deSustentabilidade Empresarial (ISE) Bovespa sobre os motivos quejustificariam a exclusão da Petrobras desse índice. Entretanto, com ointuito de capitalizar um fato que considera positivo para a sua atual cruzada contra a Petrobras, o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e líder do Movimento Nossa Paulo, Sr. Oded Grajew, divulgou indevidamente informação protegida por cláusula de confidencialidade entre o ISE e as empresas.




Por este motivo, a Petrobras comunicou, no último dia 02 de dezembro, a sua desassociação do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por acreditar que a Companhia está sendo alvo de uma campanha articulada por um grupo de pessoas e entidades com o objetivo de atingir a imagem da Companhia e questionar a seriedade e eficiência de sua administração. Este grupo é formado por integrantes das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, e algumas organizações não-governamentais que se intitulam representantes da sociedade civil de São Paulo.




Esse grupo produziu uma resolução CONAMA inexistente para dizer que a Petrobras a descumpre, um TAC inexistente que obrigaria a Companhia a ajustes na conduta supostamente indevida, tudo para denunciar uma Petrobras inexistente: uma Petrobras que só produz diesel e de forma não-sustentável.




A ação politizada desse grupo promove a desinformação do público em geral, e induz entidades sérias a cometerem erros de avaliação e decisão, prejudicando a Petrobras, seus acionistas e demais partes interessadas.




A Petrobras acredita que as melhores soluções para problemas complexos, com múltiplas causas e diversos interesses se dá através da busca do consenso possível, em respeito a todas as partes envolvidas e apartir de compromissos mútuos e visíveis.




A Companhia continuará sendo signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e de todas as outras iniciativas que apóia. Mais uma vez, a Petrobras reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental na gestão dos seus negócios, buscando atender às expectativas de suas partes interessadas e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil e dos países em que atua.




Atenciosamente,




Sue Wolter Vianna


Gerente Setorial de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social


Comunicação Institucional


Tel Ext : 3224 -1720 Ramal : 814 - 1720


Nenhum comentário: