Ártico

terça-feira, 6 de março de 2012

É ANO DE RIO+20 - VOCÊ SABE EM QUE PÉ ESTAMOS?

Ano de Rio+20. Pra começar, você sabe o que quer dizer o título da conferência da ONU que acontece este ano no Brasil de 20 a 22 de junho? Não se trata de discutir sustentabilidade 20 anos pós Rio 92 - e sim projetar os próximos 20 anos à frente

Das 8 "METAS DO MILÊNIO" estabelecidas pela ONU e pactuadas pelos seus 191 Estados-membros, como estamos no cumprimento: 

1) Erradicar pobreza e fome
O objetivo global de até 21% já foi ultrapassado. Mas é pouco aceitar quase 80% da humanidade nessas condições !

2) Ensino básico universal
90% em 60 países em desenvolvimento. Caiu de 115 milhões (2001) para 72 milhões (2007) o número de crianças fora da escola, apesar do aumento da população mundial. Na Africa Subsaariana, há 41 milhões ainda excluídos.

3) Igualdade entre os sexos/autonomia das mulheres
Até 2005, paridade de gênero nas escolas alcança 2/3 dos países em desenvolvimento. Meta global deve ser atingida em 2015. No Brasil, representação política das mulheres é de menos de 14% nas 3 esferas (Legislativo, Senado, Câmara) e sendo 57,6% dos trabalhadores ativos, ganha salários menores e tem cargos piores. 

4) Redução da Mortalidade Infantil
A taxa global é de 74 óbitos/1000 nascimentos (2007), ainda longe do objetivo. No Brasil, está em 19 óbitos/1000 e expectativa é chegar a 17,9.

5) Melhorar a Saúde Materna
Em 2005, mais de meio milhão de mulheres morreram durante ou após gravidez.

6) Combater Aids, Malária, Tuberculose etc
Número vem diminuindo, mas só 28% das pessoas recebem tratamento. A malária mata 1 M de pessoas/ ano, principalmente na África e a tuberculose 2 M/ano em todo o mundo. O Brasil é modelo no combate à Aids. 

7) Garantir a sustentabilidade ambiental
Refere-se a esgotamento de recursos naturais, biodiversidade, água e saneamento. 86% da humanidade ganhou acesso à água potável. É a meta mais difícil para o Brasil cumprir, por causa do saneamento deficiente. Diz o Secretário-Geral da ONU, Sha Zukang: "O atual padrão de produção e consumo não pode continuar. É uma questão de sobrevivência da humanidade. Se Brasil, China e Índia resolverem copiar o estilo de vida dos países ricos, a conta não fecha. Seriam necessários 5 planetas para atender a demanda." 

8) Parceria Mundial para o Desenvolvimento
Descontado o perdão das dívidas, a assistência estrangeira ao desenvolvimento cresceu 6,8%. A crise econômica tem atrapalhado as parcerias, que incluem questões como subsídios, protecionismo, especulação financeira e comércio justo.

Se quiser saber mais das metas, visite o site do PNUD em http://www.pnud.org.br/odm/objetivo_1/ e vá clicando sobre os 8 objetivos. 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/meta-de-acesso-agua-potavel-no-mundo-batida-antes-do-prazo-4227785#ixzz1oLrEeDd8 e a entrevista com Sha Zukang em http://oglobo.globo.com/economia/vamos-precisar-de-cinco-planetas-terra-diz-sha-zukang-4224746  

Nenhum comentário: