Ártico

terça-feira, 20 de março de 2012

A BUSCA DE NOVOS FORMATOS PROMOCIONAIS

Numa época de muitas mídias, alta disputa pela atenção do consumidor e necessidade de obter ROE - retorno sobre engajamento - é preciso buscar alternativas de alto envolvimento emocional que, via de regra,  demandam muita criatividade para ganhar visibilidade e mobilizar o público.

A Natura tem sido muito bem sucedida nesse ponto, com suas campanhas interativas. Primeiro foi a linha de shampoos Natura Plant, num projeto em parceria com o Ingresso.com e os cinemas do shopping Market Place/SP. O filme é auto-explicativo, e como se vê a logística envolvida bastante simples, com uma adaptação no sistema do site de reservas - já que os cinemas estão acostumados a receber filmes publicitários por meio digital para exibição antes das sessões.



Depois foi a vez da linha de maquiagem Natura UNA, numa ação em aeroportos do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) em parceria com a Gol. Assim que encerrava o embarque, a cia aérea informava o nome das passageiras mulheres à equipe da Natura que, no desembarque, aguardava para preparar cartões personalizados. De forma a não haver dispersão, promotoras chamavam a atenção das passageiras na saída do finger de que haveria uma encomenda na coleta da bagagem. Veja o filme e a reação das consumidoras.



Em ambos os casos, o potencial de viralização e uso dos filmes pelo meio acadêmico e a mídia espontânea nos veículos especializados é grande. E a ação tinha continuidade em sites dedicados, onde os clientes ainda poderiam interagir e postar material. Ponto para o marketing da Natura !

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