Ártico

sexta-feira, 9 de março de 2012

CONSUMO CONSCIENTE É ATO POLÍTICO, DIZ TRIGUEIRO

O jornalista engajado André Trigueiro foi homenageado e abriu semana passada o seminário "Sustentabilidade Urbana - o desafio do Século 21" na Acad. Bras. de Filosofia, sendo aplaudido com gritos de "pra Presidente do Brasil!". Trouxe dados muito importantes e interessantes da situação do país e boas idéias, colhidas em suas reportagens por todo o país. Vamos a elas:

Segundo o IBGE, mais de 50% dos domicílios do país nem são conectados à rede de saneamento. O tratamento de água é péssimo, onde perduram doenças da época medieval, com diarréia e desidratação.

Petrópolis é a capital brasileira do biodigestor (sem uso de produtos químicos nem energia), e produz gás para a comunidade local.

A construção civil é uma grande vilã do aquecimento global: gera 30% das emissões de CO2 e consome 12% da água do planeta. É urgente, portanto, alinhar esse setor com construções sustentáveis.

Até 2015 será essencial proteger os mananciais de água, senão pelo menos 55 municípios enfrentarão problemas graves. Porém, nem existe dotação orçamentária do Gov.Federal para isso. São Paulo há 30 anos tem que "importar" água a mais de 100km de distância do sistema Capivari, e vai demandar mais água do R. Paraíba, o que deve gerar briga feia com o Rio de Janeiro.

30% da conta de energia dos pobres vem do chuveiro elétrico. É fundamental perseguirmos eficiência energética com relógios digitais que permitem ao consumidor saber o quanto cada eletrodoméstico gasta (isso já existe lá fora) e usar o cidadão como produtor de energia para a rede, com cataventos, painéis solares etc.

A Gestão dos Resíduos tem que ser feita com inovações, por meio de parcerias com universidades, desenvolvimento de uma indústria de reciclagem que quebre a "máfia do lixo" formada por caminhões que hoje ganham por peso transportado aos aterros.

A mobilidade urbana também deve confrontar os impostos sobre os automóveis que "engordam" o governo e geram emprego/renda sem levar em conta os demais custos associados aos atrasos (trânsito), saúde (inalação de gases) e de valor intangível (perda da qualidade de vida e tempo de lazer).

"Consumo consciente é um ato político"e passa pela educação ambiental. O "american way of life" consumista é um estilo de vida falido e insustentável que precisa ser repensado e substituído.

Nenhum comentário: