Ártico

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

[PLANETA] Por uma Indústria Eletrônica eco-amigável



Um movimento importante que está em curso é o "Green IT", ou a preocupação ambiental com o e-waste, o lixo eletrônico. Se você é de empresa do ramo ou um consumidor voraz das últimas novidades tecnológicas (computadores, celulares, TVs, videogames), é importante saber que não se pode falar de consciência ambiental sem uma mudança radical na forma como são pensados, fabricados e descartados os produtos de maior grau de obsolescência do planeta - e a indústria já está se mexendo.

Em post de 11/ago/08 mencionei que 70% da produção mundial de lixo eletrônico fica na China (500 toneladas/ano). Em lugares como Karachi (Paquistão) e Ghana (África), milhares de trabalhadores e até crianças ganham a vida desmantelando sucata eletrônica exportada pela Europa, em busca de qualquer coisa que se aproveite - como fios de cobre e metais - e o resto (vidro, plástico, borracha) é simplesmente queimado, sem qualquer proteção para a saúde dos trabalhadores e do próprio planeta.

Um interessante estudo do Greenpeace, "Green Electronics Survey 2008", baseado numa metodologia criada em 2006 para analisar os quesitos pelos quais um produto eletrônico pode ser efetivamente considerado eco-amigável, traz dados e um ranking de empresas nas principais categorias do ramo. Os indicadores são:

1) Uso de substâncias químicas perigosas
2) Consumo de energia do produto
3) Ciclo de Vida - reciclabilidade, uso de plástico reciclado, garantias estendidas e coleta no descarte
4) Transparência sobre os dados envolvendo a fabricação e inovações que reduzam o impacto ambiental

Algumas conclusões interessantes do estudo: a expansão dos LEDs em telas, poupando energia e evitando o uso de mercúrio; como celulares e notebooks estão mal no uso de carcaças plásticas em comparação com TVs e monitores; a drástica redução de substâncias tóxicas como PVC, antimônio e berilo realizada pela indústria; a necessidade de divulgar de forma mais contundente os avanços ambientais dos produtos via marketing, para isso ter peso nas decisões de compra e a formação de uma cadeia logística reversa para que os produtos acabem sendo efetivamente reciclados. O produto campeão na somatória de todos os indicadores foi o Lenovo L244 0x wide monitor.

Quer saber os outros heróis e vilões nas diferentes categorias de produto? Quer saber como está o seu setor? Entre e veja o pdf do Greenpeace em http://www.greenpeace.org/raw/content/international/press/reports/green-electronics-survey-2.pdf

Um comentário:

Mônica de Sá Ferreira disse...

Estou adorando seu blog... parabéns!

Estava conversando com uns amigos e percebemos que apesar de nossas empresas se preocuparem com essas questões "eco-amigáveis" nem todas as comunicam.

Precisamos mudar essa situação!!

Abraços