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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
[DIGITAL] Obama, um presidente web 2.0
A vitória de Obama e a repercussão da sua candidatura em nível mundial é exemplar do ponto de vista do marketing digital - de fato, ele é um presidente midiático, não no paradigma antigo de mídia de massa, mas na era da interatividade. Todos nós votamos nele em sites online, assistimos sua posse como uma entrega do Oscar ou a chegada do ano novo na Times Square. Ele mobilizou os cidadãos do mundo, como manda o figurino da globalização e da sociedade em rede. Empossado ao meio-dia, o novo site da Casa Branca já estava no ar às 12:01 h ! Com direito a blog, fotos oficiais ou enviadas por qualquer internauta e três compromissos: Comunicação, Transparência e Participação.
Durante os 21 meses da campanha, Obama e sua equipe usaram todo tipo de tecnologia colaborativa, com open source: blogs, Twitter, Orkut, Linkedin, You Tube e um site próprio, o MyBarackObama. Os números são estonteantes: uma coleção de 13 M de endereços de e-mail cadastrados; 2 M de participantes do site MyBarackObama.com; 5 M apoiadores em 15 outras redes sociais, tendo no Facebook 3,2 M usuários e no Twitter 160 mil seguidores, via microblogging com a pergunta “o que vc está fazendo?”.
Sua equipe despachou 1 Bi de emails (foram 7 mil mensagens diferentes) e via celular 1 M de assinantes receberam de 5 a 20 SMS/mês. Estima-se que 11% do total de eleitores americanos deram fwd dos posts recebidos e 5% postaram suas próprias análises em blogs pessoais. O MyBarackObama permitia a criação de páginas pessoais e inicativas de formação de mini-comitês nas comunidades, recebimento de fotos e depoimentos, veiculava na Barack TV os videos de comícios e entrevistas.
O resultado? Arrecadaram US$ 500 M via 6,5 M de contribuições online por 3 M pessoas (quase duas doações por pessoa) na média de US$ 80. Quando o concorrente McCain se deu conta do poderio digital, criou um site cheio de infos, mas no paradigma antigo do "venha até mim", sem explorar as ferramentas de interatividade e colaboração. Deu no que deu.
Bacana é que o novo presidente não vai ficar esperando a mídia noticiar suas iniciativas. O site da Casa Branca irá disponibilizar todas as ordens executivas e proclamações da presidência durante 5 dias para revisão e crítica da opinião pública antes da assinatura final, dar em primeira mão notícias sobre a economia e a política com feeds automáticos para quem se cadastrar e coletar sugestões e reclamações. Já imaginou a pressão em cima do Congresso e Senado com tanta transparência e esse contado direto com a sociedade ???
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