Ártico

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

[PLANETA] Ceará dá show de cidadania em coleta de lixo



Estava eu dando aula sobre sustentabilidade em Fortaleza, quando para minha grata surpresa uma aluna me trouxe o folder da empresa Ultrambiental, que realiza coleta de lixo terceirizada. Em parceria com a Coelce (Companhia de Eletricidade do Ceará), eles realizam um projeto fantástico - ECOELCE - em que cada cidadão traz voluntariamente seu lixo doméstico reciclável para postos de coleta em pontos acessíveis da cidade, onde ele é pesado e creditado em pontos num cartão magnético, revertidos em desconto na conta de energia elétrica (como se faz em Barcelona !). Segundo a empresa, uma pessoa produz em média 5kg de lixo por semana, que muitas vezes vai parar nos bueiros, cursos d'água, terrenos baldios e encostas.

A Ultrambiental, além de educação para a população e seus "Operadores Ambientais", cuida do ciclo completo dos resíduos, seja para empresas ou para a comunidade: inventário, coleta, segregação e destinação final com certificação de destino. A "Rota Verde" é um percurso onde recolhem lixo de condomínios, hotéis, construção civil e rejeitos industriais, muitas vezes comprando esses resíduos ou permutando por algum tipo de bônus de interesse das empresas.

O casamento da vantagem econômica com a consciência ambiental é uma forma inteligente, moderna e sobretudo realista de ajudar o meio-ambiente com efetividade.

O Ecoelce foi a única iniciativa brasileira entre os dez vencedores do World Business and Development Awards 2008 (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento), concedido em Nova York pela Câmera do Comércio Internacional, Fórum Internacional de Líderes de Negócios e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A premiação destaca ações do setor privado que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Quer ver o filme? Entre em http://www.gruposervis.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=174&Itemid=106

Nenhum comentário: