Ártico

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

[MARCA] Mc Donald’s Sustentável – que impacto !


(Dica do aluno Arnaldo Rabelo da turma FGV MKT 5 em Bauru) -
Imaginem o volume de materiais descartados, água e energia usados pelas milhares de lanchonetes McDonald’s no Brasil? Pois é, numa iniciativa pioneira de ter “Restaurantes Verdes”, a operadora brasileira da marca vai inaugurar na Riviera de S.Lourenço, litoral de São Paulo, a primeira loja ecológica da rede na A.Latina, seguindo as diretrizes do US Green Building Council. Isso incluiu durante a obra o uso racional de energia e água, reaproveitamento de entulhos e reciclagem de materiais. Para reduzir o consumo de energia, um sistema desliga o ar condicionado e abre as janelas automaticamente conforme a temperatura externa. Energia solar aquece a água das torneiras da cozinha e vestiários, e alimenta os postes do drive-thru. Grande quantidade de paredes de vidro aproveita a luz natural e as luminárias perto das janelas só acendem quando necessário. Em todo o edifício é priorizado o uso de lâmpadas LED. Tudo isso gera uma economia de até 14% no consumo de energia.

Água da chuva abastece os mictórios, os vasos sanitários e a irrigação das plantas. Na cozinha e nos banheiros, as torneiras têm sensor elétrico para evitar o desperdício. A construção e a decoração priorizaram materiais renováveis, reciclados ou recicláveis e de produção regionalizada: pastilhas de casca de coco e de bambu, cerâmica do piso feita com vidros de lâmpadas fluorescentes e borracha, tintas à base de água, toda a madeira certificada e de replantio. No paisagismo só plantas da Mata Atlântica. Até um bicicletário com 15 vagas estimula o cliente a deixar o carro em casa.

Claro que para tudo funcionar foi necessário um grande trabalho de educação ambiental e treinamento dos funcionários. Como a colaboração dos clientes é essencial, a loja exibe um vídeo interativo, há quadros informativos na paredes e uma exposição permanente dos materiais usados.

Fontes: http://www.mcdonalds.com.br/institucional/imprensa_releases_interna.asp e blog http://www.reacaoambiental.com.br/

Nenhum comentário: