Ártico

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

[DIGITAL] A Noosfera - um conceito para ser levado a sério


O conceito da Noosfera é atribuído ao filósofo francês Teilhard de Chardin. Assim como existem a Atmosfera, a Geosfera (matéria inanimada) e a Biosfera (vida biológica), existe também a esfera das idéias, formada por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos, ou seja, a capa mental do planeta. A Noosfera, derivada da palavra grega nous ("mente"), é a "soma total do conhecimento e experiências humanos", alimentada quando pensamos e nos comunicamos. Ela inclui desde os nossos sonhos privados até o conhecimento do Universo. Assim como o surgimento da vida transformou significativamente a Geosfera e o surgimento do conhecimento humano e das ciências alterou a Biosfera, a Noosfera seria a terceira etapa no desenvolvimento da Terra, catalizada e acelerada pela tecnologia da informação.

Para ter uma noção das implicações desse conceito, basta ver como a web contribuiu para distorcer as noções tradicionais de espaço e tempo - abolir fronteiras comerciais, relativizar distâncias, dinamizar a comunicação e deslocar o poder das empresas para os indivíduos -, além de todos os impactos causados na nossa vida pelo surgimento do Ciberespaço - um mundo virtual que descarta a necessidade do homem físico para a comunicação e o relacionamento, dando ênfase à imaginação e à criação de uma imagem anônima ou idealizada. A rapidez com que o ciberespaço se desenvolve - através de internet, celular, pagers –, sendo um meio supostamente acessível e democrático (redes sociais, prossumidor, jornalismo participativo, blogs, wikis, flash mobs), desencadeia uma verdadeira revolução social, com desdobramentos que terão uma interferência cada vez maior na vida humana e obrigarão as empresas e indivíduos a repensarem seus modelos de relacionamento.
A universidade de Princeton conduz o projeto "Consciência Global - registrando a coerência e a ressonância no mundo" (noosphere.princeton.edu) com o objetivo de encontrar provas científicas de que existe a consciência global, ou o inconsciente coletivo.

Nenhum comentário: