Ártico

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

[PLANETA] Olimpíada Eco-suja


A China bem que tentou minimizar os problemas ambientais que poderiam vitimar ou chocar os turistas durante os Jogos Olímpicos. Pequim e Xangai são cidades sem cor, mal se vê a lua sob a névoa de gases, o sol fica uma bola vermelha, as roupas e cabelos enchem de fuligem, os olhos ardem, os chineses tossem e cospem frequentemente. Apesar de terem sido criativos na "maquiagem", os números impressionam.


Os danos ambientais consomem 5,8% do PIB segundo o Banco Mundial; 90% das florestas não existem mais, 75% dos rios estão poluídos, 28% do território virou deserto. A emissão de CO2 no ar é de 5,2 milhões de toneladas, triplo do Brasil.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

80% da eletricidade chinesa vem da queima de carvão, a maioria das fábricas não tem filtro nas chaminés, as emissões dos escapamentos de caminhões supera 130 vezes o permitido na Europa e o gás sulfúrico emitido pelos carros vira chuva ácida sobre países vizinhos (Coréia, Japão). A China é o 2o. maior emissor mundial de gases de efeito estufa (17,5% do CO2). A produção de arroz (35% da produção mundial) e a queima de carvão mineral emitem o metano, 20 vezes mais poluente que o CO2. O Banco Mundial estima a morte de 400.000 chineses/ano devido á poluição.

ÁGUA
O país tem 1/5 da população do mundo e só 7% das reservas de água limpa. São 500 milhões de chineses sem acesso a água potável. A água contaminada por lixo causa câncer pulmonar e intestinal, maior causa de morte do país. É tanto esgoto que os treinos olímpicos de esportes aquáticos foram interrompidos por excesso de algas. Só 26% dos esgotos urbanos são tratados.

LIXO
70% da produção mundial de lixo eletrônico fica na china (500 toneladas/ano), como sucatas tóxicas - o e-waste.

A "MAQUIAGEM"
O governo mandou bombardear nuvens com iodeto de prata para fazer chover e limpar um pouco o céu. Desviou água dos camponeses para Pequim, evitando racionamento e falta, pois as delegações olímpicas vão aumentar o consumo em 30%. Plantou 60 milhões de mudas de flores e criou uma floresta de 530 mil árvores próximo dos estádios. Mandou parar a construção civil, algumas fábricas e tirou de circulação 1 milhão de carros. Depois dos jogos, o que vai acontecer é questão de pressão dos militantes locais, da opinião pública internacional e do governo chinês.

Nenhum comentário: