Ártico

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SUPERBOWL 2015 FOI UM FESTIVAL DE MARKETING 3.0

O SuperBowl é um dos espaços publicitários mais caros da TV americana (e do mundo). Cada inserção de 30s custou em 2015 USD 4,5 milhões, ou USD 150 mil por segundo! Saiba que não é só pagar: o anúncio tem que passar no crivo da NFL e da emissora, e não pode conter armas, pornografia, homofobia ou qualquer postura que se considere ofensiva ao público. 

O mais surpreendente, entretanto, foi ver como a abordagem dos anúncios das marcas mais bem cotadas tornou-se totalmente Marketing 3.0 (focadas em valores mais filosóficos ou causas), especialmente retratando uma figura masculina mais humanizada, em categorias de produto como cerveja e carros. Outros dos anúncios preferidos eram vinculados a superação de limites psicológicos e físicos














Vejam os exemplos:

SUSTENTABILIDADE/MUNDO MELHOR

BMW i3 "Hello Future" - carro elétrico, com carroceria em fibra de carbono, produzido em fábrica com energia eólica. 

Mc Donald's "Pay with Love" (slogan da marca é "I'm loving it") - a partir de 02/Fev/2015, os caixas vão selecionar aleatoriamente clientes, que poderão pagar o lanche com atitudes amorosas, como declarações de afeto a pais, filhos, abraços, dancinhas e agradecimentos sinceros, ao invés de dinheiro. 

Always "Rewrite the rules" (reescreva as regras) - criou a campanha #likeagirl para estimular o empoderamento e a auto-estima das meninas, que vai sendo destruída pela sociedade a partir da puberdade, por meio de estereótipos e bullying

Coca Cola "The world is what we make it" (slogan da marca "Make it Happy") - tendo ao fundo uma trilha que sugere "demonstre amor", a mensagem é mudar atitudes negativas para construir um mundo melhor, ou seja, "o mundo é o que fazemos dele". 

Carnival Cruises "We all came from the sea" - mostra a relação da vida humana com o mar, desde sua origem até o usufruto para diversão e paz espiritual. 

HOMEM HUMANIZADO

Dove Man "Care makes a man stronger" (o carinho torna o homem mais forte) - desconstrói a imagem do superhomem insensível, mostrando pais cuidando e demonstrando amor a seus filhos pequenos.

Nissan "With Dad" - enfatiza como os filhos homens se espelham no exemplo do pai, numa relação muito próxima e cúmplice.

Budweiser "Best Buds" (melhores amigos) - já imaginou anúncio de cerveja retratando a amizade profunda de um homem, um cachorrinho e um cavalo? Parece história da Disney, mas foi o anúncio mais bem votado do SuperBowl, e é para adultos. 

SUPERAÇÃO DE LIMITES

Microsoft "Empowering all of us" (empoderando nós todos) - em estilo storytelling, a empresa se anuncia em parceria com outras marcas que estão contribuindo para que pessoas deficientes ou em desvantagem social melhorem suas vidas, como a empresa de próteses Braylon.

Toyota Camry "One bold choice" (slogan da marca é "Let's go places") - mostra uma mulher com próteses que dança, faz esportes, pilota carros de corrida, enfim, faz "escolhas ousadas" como forma de viver, reforçando metaforicamente o conceito de "ir a lugares", ou seja, ir mais longe e não aceitar limites. 

Se quiser ver a coleção completa e votar, entre em: 

http://graphics.wsj.com/superbowlads2015/3AB8E7DD-96A8-4236-AEE0-D188C51ED025








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