Ártico

domingo, 8 de fevereiro de 2015

UMA EMPRESA DO BEM





Fico sempre muito feliz de encontrar negócios que nasceram de cabeças empreendedoras jovens e totalmente comprometidas com um mundo melhor. É o caso da empresa inglesa INNOCENT DRINKS, criada por três colegas de faculdade em 1999, que começaram vendendo Smoothies em um festival de música em Londres. Eles colocaram dois baldes "Yes" e "No" e um cartaz: "Você acha que deveríamos largar nossos empregos para vender Smoothies?". Hoje, também vendem sucos e comida vegan, em diversos tipos e tamanhos de embalagem.

A filosofia da marca é "Taste good, do good" (ter bom sabor, fazer o bem), ancorada em cinco valores: ser natural, generosa, comercial, empreendedora e responsável. Sua estratégia inclui a Nutrição Sustentável, compromisso de difundir a boa alimentação dentro dos limites do planeta (a Pegada Ecológica). 




A empresa doa 10% do seu lucro, por meio da Fundação Innocent, que já ajudou mais de 530 mil pessoas globalmente, e tem um forte compromisso com reciclagem e agricultura sustentável. 




Este é um caso de criatividade, persistência e foco nos valores. Animados com a receptividade do público, fizeram onze versões de Business Plan e nada de investidores. Acionaram seus networks pedindo ajuda financeira, até conseguirem um. Depois de nove meses buscando um nome, começaram a vender três sabores do Innocent Juice numa lanchonete próxima (só um deles existe até hoje), ganharam prêmio regional de empreendedorismo e lançaram os Thickies (smoothies feitos com iogurte) em vans pintadas de vaquinha, bem chamativas. No ano seguinte, conseguiram entrar na rede de supermercados Waitrose, participam de um trade show e ganharam mídia. Naquela altura, eram apenas seis funcionários. 

O food truck Hungry Grazzy
Numa boa sacada comercial para chamar a atenção de cinco grandes redes varejistas, colocaram outdoors com o tema "Feito pela Natureza" bem em frente de seus escritórios-sede. E começaram uma inteligente estratégia de comunicação: uma webnews (desde 2000), livros de receitas promovendo alimentação saudável e caseira,  vans de entrega recobertas de grama batizadas de "Dancing Grass", food trucks "Hungry Grazzy" que fazem road-shows, os festivais ao ar livre "Fruitstocks" e "Villa Fest" (desde 2003), concursos de talentos musicais, o encontro anual de funcionários "Nature Weekend" e o uso dos rótulos e embalagens para um diálogo bem humorado com os clientes. Por exemplo, "Agite antes de abrir (não depois!)", "Se você não achar que nosso suco de laranja está o mais fresco possível, iremos à sua casa e espremeremos algumas pra você. Basta nos mandar a chave da porta". Em 2008, criaram a "Reunião de Adultos", onde abrem as portas para visitas dos clientes. E têm o simpático projeto "Big Knit", onde idosos e voluntários tricotam gorros de lã para decorar as garrafinhas e parte da venda reverte para campanhas de alimentação e agasalho da ONG Age UK, de velhinhos. 

Garrafas com gorrinhos do projeto Big Knit


Selo de garantia nutricional
Entretanto, o que mais chama a atenção é como estruturaram o negócio em sólidas bases sustentáveis. Desde a missão de promover a boa nutrição até os impactos da cadeia de fornecimento e embalagens. Foram os primeiros no mundo a lançar bebidas em vasilhames 100% rPet (reciclado), as caixas longa-vida são certificadas FSC, fazem parte da Iniciativa Agricultura Sustentável que garante produção socioambientalmente correta, introduziram um selo de garantia "2 porções de fruta por bebida" depois de uma briga com o próprio governo, e hoje tem programas de reciclagem e KPIs para economia de água, energia e redução de resíduos dentro da própria operação e toda sua cadeia de fornecimento. 

A empresa chegou aos 10 anos com 100 funcionários, operação em vários países europeus e a Coca-Cola como uma de suas investidoras, nada mal para quem nem conseguia captar financiamento para a start-up

Para conhecer melhor esta empresa engajada e criativa, entre em www.innocentdrinks.co.uk



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