
Todo
ano acompanho o ranking da Fast
Company das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Em 2012 a Nike era a top, e
havia um brasileiro, Lourenço Bustani (Mandalah) em 48o lugar. Em 2013, o Google encabeçava a lista, e agora cai para 4o lugar,
inovando ao lançar seus laptops
Chromebooks nas salas de aula.
Este ano, surpresa geral: no pódio
está a Warby Parker, varejista de óculos concebida exclusivamente no digital,
desbancando gigantes já manjadas do mundo tech, como Apple (2o lugar) e
Alibaba (3o lugar).
Fundada há cinco anos em Nova York, a receita anual da
loja online ultrapassa os US$ 100 milhões. O segredo? Investir em
realidade aumentada e em outras tecnologias para entregar uma experiência única
para o consumidor. Além disso, a companhia hoje possui dez pontos físicos,
cujas vendas rivalizam com marcas do porte de Tiffany & Co. Uma marca socialmente engajada, cujo nome vem de dois personagens de um livro de Jack Kerouak, escritor beatnik.
![]() |
Os Co-CEOs da Warby Parker, David Gilboa e Neal Blumenthal, que unem rigor analítico com uma cultura corporativa descontraída |
A vice Apple vendeu 74,5 milhões de iPhone 7 nos
últimos três meses de 2014; a 8a. versão do sistema operacional iOs
"empodera" desenvolvedores a construir novidades interessantes. Ao
afrouxar seu controle sobre os widgets do futuro, a empresa reforça, de
forma ousada, seu papel central no avanço dos serviços integrados – hardware,
software e serviços – na vida dos consumidores.
A gigante chinesa do e-commerce Alibaba,
definida como uma mistura de eBay, Amazon e Paypal, atingiu US$ 25 bilhões em
seu IPO no ano passado. Prova do seu poder foi a criação da data comercial de
11 de novembro, o Singles Day (anti-Dia dos Namorados) que vendeu mais de US$ 9
bilhões de compras no portal.

Tesla, Netflix, Soundcloud e Kickstarter também estão
entre as 50 companhias do Most Innovative Companies (confira aqui). A Fast
Company também publicou o top 10 das empresas mais inovadoras em subcategorias,
como Big Data, Internet das Coisas, Kickstarter, Robôs e Social Media.
Curioso observar como vários negócios voltados à responsabilidade
socioambiental vem sendo, a cada ano, integrados aos tops do ranking. Mas isso será conteúdo do
próximo post, junto com a interessante história da Warby Parker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário