Ártico

terça-feira, 16 de junho de 2009

[PLANETA] Varejo unido turbina a causa da Sustentabilidade



Tenho insistido que é irreal esperar dos consumidores a pressão central para os fabricantes se mexerem, porque não somos capazes de resgatar toda a cadeia produtiva (e portanto a responsabilidade) de cada produto que consumimos. Mas agora um torniquete real apertou na garganta das empresas: as três maiores redes varejistas do país – Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart se uniram e não vão aceitar fornecedores anti-ecológicos. A começar pelos frigoríficos cuja carne contribui para o desmatamento da Amazônia, para fazer pasto. Essa iniciativa foi viabilizada pelo relatório “Farra do Boi” produzido pelo Greenpeace, que expôs toda a cadeia produtiva da carne. O Wal-Mart já faz auditoria socioambiental de todos os fornecedores de quem compra acima de um determinado volume. O Pão de Açúcar tem gôndolas de Comércio Solidário, produtos de comunidades locais e ONGs, além de ter criado sua marca própria TAEQ de bem-estar (cama, banho, alimentos e higiene). Todos vêm aumentando seu portfolio de produtos orgânicos e naturais.

Outras providências interessantes estão sendo adotadas: a substituição das sacolas plásticas por eco-bags. Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacos plásticos são consumidos/ano no mundo e menos de 1% é reciclado, porque é mais caro reciclar que produzir um novo. Logo, 4 milhões de quilos acaba no oceano, em regiões tão distantes como o Círculo Ártico e as Ilhas Malvinas, matando animais marinhos sufocados ou intoxicados. A eco-bag do Carrefour já está em 112 lojas ao preço de R$ 2,99 e economizou 10% de sacolas plásticas; a do Pão de Açúcar é parceria com a S.O.S. Mata Atlântica, para a qual reverte fundos.

O Wal-Mart Supercenter Granja Vianna é uma eco-loja modelo onde se gasta -17% de energia com ar condicionado (usando vidros reflexivos, uma “Parede Verde” vegetal, calibragem do equipamento na área de perecíveis) e com iluminação (lâmpadas eficientes e clarabóias). Usam -12% de água através de recaptação de águas pluviais e tratamento de esgoto, além de terem no entorno uma área de preservação, estacionamento com piso de concregrama e selo da LEED de construção sustentável.



A eco-loja Pão de Açúcar Indaiatuba tem estacionamento engajado, com placas que sinalizam preferência por carros flex, clientes que fazem reciclagem e usuários de bicicleta. Todas as gôndolas são de madeira de reflorestamento certificada pelo FSC, as bandejas de isopor foram susbtituídas por de fécula de mandioca, na entrada externa há um “Painel de Sustentabilidade” com todas as estatísticas dos ganhos ecológicos da loja e uma “Estação de Reciclagem” em parceria com a Unilever para coleta seletiva, inclusive de biodiesel. Junto aos Caixas, há uma “Caixa Verde” onde o cliente já pode descartar suas embalagens recicláveis antes mesmo de pagar a conta. E a loja neutraliza todas as suas emissões de CO2. Várias dessas ações já estão em outras lojas da rede.









Semana passada a convite da ABAP fiz palestra sobre “Varejo Sustentável” e quero enfatizar a grande importância que esse setor tem para a causa da Sustentabilidade, inclusive educativa, contribuindo para uma mudança cultural em todos os níveis: fornecedores, funcionários e consumidores.

Um comentário:

Juliana Cardoso disse...

Parabéns para as 39 empresas que aderiram ao boicote de compra de carne de áreas desmatadas no Pará. Essas empresas deram um excelente exemplo de cidadania e respeito ao meio ambiente!

Reportagem publicada no Globo dia 20/06 -

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/06/19/para-39-empresas-aderem-ao-boicote-compra-de-carne-oriunda-de-area-desmatada-756430992.asp