Duas notícias importantes chegaram ao mercado este fim de mês: as agências de propaganda Ogilvy e África criaram estruturas inteiramente dedicadas ao branding e sustentabilidade. Antiga “usina” de resultados imediatistas para clientes capitalistas às vezes selvagens e criativos em ego-trip, o setor de propaganda finalmente acorda para a necessidade de se readequar às novas demandas de um mercado mais sócio-ambientalmente engajado, onde não cabem estereótipos, falta de ética, consumismo inconsciente e conversas superficiais.
A Ogilvy Earth vai unificar as atividades de publicidade, RP, relações governamentais, entretenimento, endocomunicação, mídia digital e consultoria sob um mesmo guarda-chuva, atuando como braço de sustentabilidade para os clientes. Foi a Ogilvy que criou a controvertida campanha “Beyond Petroleum” da BP (acusada de ser greenwash) e a “Smart Planet” para IBM. A O.Earth já começa com a campanha para a conferência de mudanças climáticas da ONU em dezembro, em Copenhagen.
A África comprou o passe de Rômulo Pinheiro, ex-diretor da Thymus (leia-se Ricardo Guimarães e branding Natura, Banco Real e TAM) e ex-BrandAnalytics, consultoria focada em avaliação financeira de marcas. Ele levará para a agência em nível de VP uma inestimável expertise em trabalhar com o DNA das marcas e processos transversais que integram criação, planejamento, atendimento e mídia de forma multidisciplinar e focada nos ativos intangíveis dos clientes.
A Ogilvy Earth vai unificar as atividades de publicidade, RP, relações governamentais, entretenimento, endocomunicação, mídia digital e consultoria sob um mesmo guarda-chuva, atuando como braço de sustentabilidade para os clientes. Foi a Ogilvy que criou a controvertida campanha “Beyond Petroleum” da BP (acusada de ser greenwash) e a “Smart Planet” para IBM. A O.Earth já começa com a campanha para a conferência de mudanças climáticas da ONU em dezembro, em Copenhagen.
A África comprou o passe de Rômulo Pinheiro, ex-diretor da Thymus (leia-se Ricardo Guimarães e branding Natura, Banco Real e TAM) e ex-BrandAnalytics, consultoria focada em avaliação financeira de marcas. Ele levará para a agência em nível de VP uma inestimável expertise em trabalhar com o DNA das marcas e processos transversais que integram criação, planejamento, atendimento e mídia de forma multidisciplinar e focada nos ativos intangíveis dos clientes.
Quem sabe agora começaremos a ver campanhas menos "engraçadinhas" e mais relevantes, onde faça diferença se tamparmos o logotipo - quantas marcas resistiriam a este teste e ainda assim seriam reconhecidas, pela sua coerência interna, seu discurso característico, a visão de mundo que defendem?
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