Ártico

quarta-feira, 9 de julho de 2008

[PLANETA] Lições de Bilionários Conscientes


Em entrevista na CNBC, Warren Buffet, o terceiro homem mais rico do mundo, que recentemente fez uma doação de 31 bilhões de dólares para a Fundação Bill & Melinda Gates - contou alguns aspectos interessantes de sua vida.

Comprou a sua primeira ação aos 11 anos e aos 14 uma pequena fazenda com as economias oriundas da entrega de jornais. Ainda vive na mesma casa de 3 quartos, em Omaha, que comprou após se casar 50 anos atrás. Diz que tem tudo o que precisa naquela casa, sem muros nem cercas. Não usa celular nem computador. Viaja de avião comercial e dirige seu próprio carro.

Esta semana, outro bilionário, Bill Gates, se aposenta aos 53 anos e vai se dedicar em tempo integral à sua fundação, a mais rica ONG do mundo, que fundou em 2000 e já tem patrimônio de US$ 37 bilhões (sem contar a doação de Buffet), obtido em parte com aporte de ações de Gates na Microsoft. Suas metas são investir na redução da pobreza e melhorar a saúde no mundo, além de reerguer a educação pública americana. Embora um desafio de proporções gigantescas, é fato que a instituição já doou em 8 anos mais do que a Fundação Rockfeller doou em 95 anos de existência!
Ambos se conheceram há 5 anos numa reunião que Gates agendou de apenas meia hora, porque não achava que tivessem nada em comum fora o fato de serem os homens mais ricos do mundo. A reunião durou 10 horas e Buffet tornou-se seu guru. Para seus executivos, recomenda apenas duas regras: 1) Não perca nenhum dinheiro dos acionistas e 2) Jamais esqueça da regra 1.

Suas lições:

É o homem quem cria o dinheiro, não o contrário.
Viva sua vida tão simples quanto você é.
Não faça o que os outros dizem. Ouça o que têm a dizer, mas faça o que lhe dá prazer.
Não use marcas. Use coisas que lhe dêem conforto.
Não desperdice seu dinheiro com coisas desnecessárias. Gaste com quem realmente precisa.
Afinal, a vida é sua. Por que dar aos outros a chance de mandar nela?

Nenhum comentário: