Ártico

quarta-feira, 2 de maio de 2012

MENOS PRAZER NA NOSSA MESA

Se o aquecimento global continuar no ritmo atual, existem 7 alimentos sob risco de desaparecer do nosso cardápio nos próximos 100 anos: chocolate, salmão, café, arroz, mel, vinho bordeaux e whisky.

As causas estão relacionadas com a elevação de temperatura, que muda o regime de chuvas, favorece proliferação de fungos que atacam a lavoura, muda a floração necessária à polinização e prejudica a fotossíntese, fazendo com que as plantas precisem gastar mais energia para respirar em noites quentes, o que derruba a produtividade das colheitas. Para se ter uma idéia, até 2100 a produção de café brasileira cairia 92%. A dos vinhos franceses bem antes disso.

Agrotóxicos também matam insetos como abelhas, fundamentais para a fertilização de muitas plantas. E a acelerada acidificação dos mares já está extinguindo vários micoorganismos da cadeia alimentar e reduzindo os cardumes de peixes como o salmão.

Para saber mais detalhes, veja a reportagem da Exame em http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/7-alimentos-que-podem-sumir-do-cardapio-com-o-aquecimento-global?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=news-diaria.html 

Dica da minha aluna Carolina Assis, Supervisora de Marketing da Rapidão Cometa Logística e Transporte em Recife. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda análise de cenário depende das premissas consideradas.
Nesse caso é dificil esperar que as melhores tecnologias usadas hoje não sejam consideradas para o futuro. Temos zoneamento para arroz, uvas e café que mostram ser perfeitamente possivel sua produção em diferentes ambientes, com diferentes regimes climáticos e de temperatura. Preços podem ser alterados, mas a capacidade de produzir dificilmente será.
Marcelo Rolim - Eng. Agrônomo - R&D