Ártico

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

[SOCIAL] Nossa vida “anestesiada”


Um músico desce na estação do metrô L’Enfant Plaza em Washington vestindo jeans, boné e pulôver, encosta-se próximo à entrada, pega o violino e começa a tocar para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal. Durante os 43 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos 1.097 passantes.

Ninguém sabia, mas era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num raríssimo Stradivarius avaliado em U$ 3,5 milhões. Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os lugares mais baratos custavam U$ 100.

A experiência realizada pelo Washington Post queria lançar um debate sobre valor, contexto e arte e responder à pergunta: “Num local banal, em horário inconveniente, a beleza vai transcender?”. Somente 7 pessoas pararam para apreciar e 27 deram gorjeta (U$ 32.17 totais).
Há várias possíveis conclusões: damos valor às coisas quando estão num contexto e Bell era uma obra de arte sem moldura, um artefato de luxo sem etiqueta de grife. Mas talvez a fruição musical tenha requisitos incompatíveis com as circunstâncias e características do espaço público usado.

Quem estudou Consumerologia comigo sabe que ele estava na “zona de transição”, onde é comum não prestarmos atenção em nada, porque estamos nos adaptando ao novo ambiente, com iluminação, temperatura e ruídos diferentes de onde viemos; temerosos de sermos abalroados por trás, não é prudente reduzir o passo ou parar.

De qualquer forma, a experiência mostra o quão “anestesiados” andamos pela vida, introjetados e apressados, imunes à beleza que nos cerca. O vídeo da apresentação no metrô está no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=hnOPu0_YWhw


(contribuição de Cristóvão Pereira no Pensando e sites Folha SP e Technorati)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog....
Aquele vídeo "Um dia de Fúria" que você mostrou em sala aqui em Joinville no sábado, passou no fantástico ontem..
E aquele vídeo da Loja do Futuro postei no meu blog.. hehe
ótima Semana...

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Altamente instrutivo e recheado de idéias e notícias interessantes.
Conheça mais um projeto que ajuda a preservação do meio ambiente:
Fundação Ambiental José Rebelo do Xingu
www.adotearvores.org.br