Ártico

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

[PLANETA] Os Pecados do GREENWASH


A expressão greenwash poderia ser traduzida como uma espécie de “fraude ambiental”. A empresa tenta se vender como sócio-ambientalmente correta, mas nos bastidores a verdade é bem outra. Um exemplo foi a logomarca eco-amigável da British Petroleum e seu slogan “Beyond Petroleum”, cujo desenvolvimento custou mais do que a empresa efetivamente investiu em projetos de energia limpa ou renovável.

São deslizes mais comuns:
1) Malefícios Escondidos – o produto enfatiza um benefício ecológico, enquanto esconde vários outros problemas na sua fabricação e distribuição. Ex: é reciclável, mas a produção é poluente ou gasta muita energia/água.
2) Promessas Sem Provas – não existe comprovação científica do que a empresa alardeia.
3) Promessas Vagas – usar termos “genéricos” que não traduzem os processos como um todo ou são falácias. Ex: “100% natural” pode incluir substâncias tóxicas que não deixam de ser naturais...
4) Dois Demônios – características ecologicamente corretas em produtos cuja categoria é prejudicial à saúde, como cigarros.
5) Promessas Irrelevantes – declarar-se isento de algum malefício quando na verdade, se o tivesse, o produto nem seria aprovado pelos órgãos fiscalizadores.
6) Mentiras Deslavadas – a empresa declara algo que não tem ou não é. Propaganda enganosa.

Fonte: TerraChoice Environmental Marketing/EUA

Nenhum comentário: