Ártico

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2015



(Livremente adaptado de Meio e Mensagem)


Que tendências vistas durante este último ano irão impactar os profissionais de marketing no ano que vem? Segundo os experts, 2015 será o ano de interações cada vez mais personalizadas com os consumidores, uma época de ter ferramentas de mensuração mais precisas e, também, abraçar a rápida expansão dos dispositivos móveis em todo o mundo.

O que esperamos ver em 2015 é:

1. Dispositivos móveis continuarão a ganhar mais a atenção dos consumidores: celulares e tablets ganharam espaço na rotina das pessoas e estão mudando o modo como somos impactados pelas mídias – mais tipos de conteúdo (por ex: imagens, notícias e vídeos) e mais modos de descobrir, avaliar e comprar produtos. A publicidade precisa atingir as pessoas em todos esses espaços, por meio de diversas experiências.

2. Publicidade digital mudará de mensurável para “explicável”: formas básicas de mensuração, como cliques, somente 
contam uma pequena parte da história. Com mais escala, precisão e novas ferramentas de mensuração, profissionais do marketing poderão entender o que realmente funcionou e focar no que importa para seus negócios: métricas de marca e vendas.

3. Negócios precisam ter uma abordagem personalizada: há, mais do que nunca, informações e ferramentas para criar boas campanhas. As pessoas esperam que a publicidade seja relevante em todas as plataformas. De acordo com a eMarketer, só 5% das áreas de marketing B2C declararam estar personalizando suas campanhas extensivamente.

4. As mensagens estão se tornando a parte principal de como a marca interage diretamente com os consumidores: diálogos em tempo real são importantes para resolver as atuais necessidades dos clientes. As pessoas cada dia mais usam uma comunicação baseada em trocas de mensagens, então as empresas precisam usar esse tipo de canal para manter um diálogo construtivo com funcionários e consumidores.

5. O alto crescimento de dispositivos móveis: de acordo com a eMarketer, nos próximos três anos, a penetração de telefones móveis irá crescer de 61,1% para 69,4% do total da população global. Assim, conforme as pessoas se tornam mais “móveis”, negócios e profissionais do marketing devem ir na mesma direção. N
os EUA, a Starbucks registra 6 milhões de compras/semana via celular, algo em torno de 15% do seu faturamento no país. Os pagamentos via smartphones ganharão escala em ritmo exponencial em 2015, especialmente com o avanço da adoção do ApplePay e sistemas similares. No Brasil, onde há projetos pioneiros - como a parceria entre Bradesco, Visa e Claro na cidade de Ribeirão Preto - a quantidade de terminais capacitados para transações financeiras via celular é de aproximadamente 1,5 milhão de pontos — cinco vezes mais do que nos EUA. 



6. Valorização do marketing em tempo real: em 2014, a Copa do Mundo colocou o Brasil de vez na era do real-time marketing. Adidas, Itaú e Visa se mobilizaram neste sentido. Nenhuma estrutura, porém, foi comparável à da Coca-Cola, que montou a uma operação inédita no mundo e aproveitou o Festival Internacional de Criatividade de Cannes (paralelo à primeira fase da Copa) para apresentar ao vivo o projeto que acontecia no Brasil, em um telão no Palais des Festivals. Uma verdadeira operação de guerra foi montada pela empresa em sua sede no Rio de Janeiro, onde os jogos foram acompanhados por equipes multidisciplinares, envolvendo profissionais de todas as agências que atendem Coca-Cola e Powerade, marcas da companhia patrocinadoras da Copa. 




7. As marcas participam mais da vida da comunidade: este ano a movimentação das empresas em associar suas marcas a atividades, lugares e modismos em alta nas grandes metrópoles ampliou o leque de propriedades a serem exploradas. Marcas globais de bebidas, como Absolut, Heineken e Red Bull têm trabalhado a aproximação com o público jovem e formador de opinião ao colocarem seus nomes e fazerem a curadoria de espaços culturais. Doritos, Seara e Brastemp optaram por lançar suas próprias versões da nova mania gastronômica urbana, os food trucks.­ As bikes, por sua vez, tiveram mais um ano de popularidade em alta, com a expansão das ciclovias e ciclofaixas em vias e parques públicos, bem aproveitadas por marcas como o Itau e a Bradesco Seguros. 



Fontes:

http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/12/23/Previsoes-para-o-marketing-digital-de-2015.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mmbymail-geral&utm_content=Previsoes-para-o-marketing-digital-de-2015#ixzz3Mo6IppzU

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