Ártico

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MAIS VÔOS "VERDES" NOS CÉUS DO PLANETA, AGORA COM A KLM

Quando fui medir minha Pegada Ecológica, que está publicada aqui no blog (1,4 Planetas), o maior "vilão" eram as intensas viagens aéreas que meu trabalho demanda. Bem, isso é questão de tempo, pois veja a iniciativa da KLM, que iniciou voos transatlânticos com biocombustíveis, em seus Airbus A330-200, um novo estímulo para uma aviação mais sustentável, com radical redução das emissões de CO2. 

Os voos escolhidos são as rotas para Aruba e Bonaire, nas Antilhas Holandesas no Caribe, destinos turísticos que já têm a meta de serem carbono neutros até 2020. A iniciativa durará seis meses, e tem como parceiros duas grandes empresas - a Friesland Campina e a Ricoh - que assim conseguirão reduzir a pegada de carbono do volume total de viagens dos seus executivos. 

A KLM assinou junto ao WWF na Holanda um compromisso de promover uma aviação mais sustentável em 2007 e reduzir suas emissões em 20% até 2020. A iniciativa servirá para a Comissão Européia demonstrar o potencial do biocombustível para as viagens aéreas e a redução do impacto ambiental da aviação comercial. 

No Brasil, a Embraer assinou em 2012 um termo de compromisso com a Airbus e a Boeing para desenvolverem biocombustíveis para aviação com custos econômicos acessíveis, e com desempenho similares aos de origem fóssil. A meta é alcançar um crescimento neutro em emissões de carbono após 2020 e cortar pela metade as emissões do setor até 2050, em relação aos níveis de 2005.

Durante a Rio+20 em 2013, a Azul fez vôos promocionais com suas aeronaves Embraer usando biocombustível. 




Nenhum comentário: