Ártico

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

INICIATIVA "EMPRESAS B" GANHA FORÇA E PROPÕE UM NOVO ECOSSISTEMA DE MERCADO


Em 2008 surgiu a iniciativa EMPRESAS B, que hoje já tem mais de 800 participantes em 29 países, e se propõe a formatar e certificar empresas engajadas com um novo modelo de negócios mais inovador e sustentável. Não por acaso, tem um grande foco em startups e abrange diversos setores, que vão de ONGs a fabricantes de bens de consumos ou provedores de serviços. 


Por que isso é importante? Segundo a Harvard Business Review, os Millennials, com uma representação de aproximadamente 50% da força de trabalho mundial, quer trabalhos ligados a propósitos maiores (e não necessariamente "empregos"). A empresa de RH Hewitt Associates afirma que empresas com maiores níveis de envolvimento dos funcionários superaram o mercado de ações em quase 20%.

As Empresas B reconhecem que os atuais mecanismos do mercado  (legislações, indicadores de performance e relações da cadeia de produção e fornecimento) estão obsoletos e precisam ser radicalmente revistos. Entretanto, não se trata de abandoná-los, mas de transformar as políticas públicas, as medidas de desempenho empresarial, os compromissos do negócio, as relações com os stakeholders e investir em um novo sistema de formação de lideranças empresariais, criando todo um novo ecossistema de mercado



Para ser certificado, é preciso atender a três quesitos. Veja no filme abaixo. 


O Sistema B propõe investir em inovação radical para reduzir impactos socioambientais, criar sinergias de negócio entre as Empresas B, humanizar as relações trabalhistas - como por exemplo novos formatos de co-working, geração de valor compartilhado na cadeia de fornecimento -, e também o convívio nas cidades,  transformando os espaços urbanos públicos em locais de convívio e prazer, como é o caso da nova Pracinha Hub na R. Oscar Freire ou a horta comunitária da Praça das Corujas no Alto de Pinheiros, ambos em S.Paulo.

Veja a reportagem em http://tvcultura.cmais.com.br/jcprimeiraedicao/reportagens/rampa-de-estacionamento-vira-escritorio-em-plena-oscar-feire-em-sp-01-10-2014

Entrando no site www.sistemab.org é possível fazer o teste online "Avaliação de Impacto B" para checar se e o quanto sua empresa se enquadra no perfil de uma Empresa B. A partir daí, é preencher o formulário e se inscrever. Tomara que sua empresa seja mais uma a integrar essa importante iniciativa ! 

Quer saber mais e se envolver? Duas oportunidades dias 16 e 30 de Outubro:


LINK PARA INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/15cFz0B4KfKdQV9VNa7ZyyXaUUqZNXIiqVBHr55ToqHs/viewform
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/1LgP1mK2ZdEu4nbs8MqBHAQBNRQC45uxnHxtoqT8GshU/viewform





Nenhum comentário: