Ártico

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

[DIGITAL] O admirável mundo OFF=ON

Uma revista com imagem em movimento? Uma camiseta que funciona como CD musical? Uma mureta que fornece informações tridimensionais? Todos já estão no mercado, dentro da tendência OFF=ON, mistura do offline com o online.

Por um lado, pegar ícones do mundo digital - como pixels, QR-codes ou códigos de barra - para estampar tecidos, paredes e utensílios, que podem ou não levar a algum conteúdo digital quando lidos por webcams ou celulares. Caso da “Houston Fence”, um guarda-corpo na esquina da Broadway com a Houston Av. (NY), com um padrão de QR-code que fornece infos da Prefeitura e anunciantes.





Produtos lançados online que permitem ao cliente customizá-los, como os jeans Levis Original Spin, o tênis Nike ID ou o BMW Individual; outros criados apenas em versão digital, para uso no Second Life, The Sims ou World of Warcraft, permitindo aos avatares disporem de móveis IKEA, de roupas H&M, organizadores de festas de casamento virtuais etc; ou ainda o consumidor cria desenhos online de produtos e estampas, que depois são transformados em objetos reais por impressoras em 3-D com corte a laser.

Recentemente a rede CBS inseriu um vídeo em um anúncio na revista Entertainment Weekly, para promover a estréia de uma de suas novas séries. Ação inédita, que adaptava o um vídeo digital à revista impressa (veja em http://www.youtube.com/results?search_query=cbs+embeds&search_type=&aq=fr ), usando a tecnologia VIP – Video-in-Print, composta por uma tela minúscula e fina como papel, inserida na revista, com capacidade para cerca de 40 minutos de filme. Lembrando os cartões de aniversário que tocam música, o VIP é acionado por uma bateria recarregável, mecanismo resistente e durável o suficiente para suportar todos os procedimentos de logística envolvidos.

Outro exemplo são as camisetas da LNA Clothing chamadas “Music Tees” (numa alusão a T-shirt), que trazem estampadas no peito fotos de bandas e artistas, nas costas a lista das músicas do CD e uma etiqueta com um endereço de internet e um código único, pelo qual o consumidor pode baixar uma cópia em mp3 de todas as canções, sem sequer precisar do CD físico.





Os bichos de pelúcia da Webkinz trazem uma etiqueta com um código secreto único, que dá acesso ao mundo virtual onde a criança acha uma versão digital do seu pet, um quarto exclusivo que pode decorar ao seu gosto e a loja WShop. Mochilas e maletas com painéis solares que carregam bateria do celular, ou roupas com dispositivos WiFi que permitem ouvir músicas ou conectar um site. Produtos lançados em “beta perpétuo”, que evoluem permanentemente a partir dos feedbacks dos clientes, como os chocolates da fábrica Tcho em São Francisco/EUA, vendidos apenas ali ou online. E finalmente a tendência do “espelho”, onde se procura incorporar ao mundo real a dinâmica do digital, como layouts de supermercados mais intuitivos, com endosso de clientes feitos online sobre os produtos exibidos em displays na loja.


O mundo OFF=ON cresce em direções inusitadas, e à medida que as gerações mais novas de consumidores, já nascidos na era digital, representem a totalidade do mercado, a busca por esses cruzamentos tende a aumentar. Saiba mais em http://trendwatching.com/trends/offon.htm

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