Certamente você já esbarrou por aí com o termo, ou com aqueles códigos de barra quadrados (os QR-codes, de “Quick Response”, criados pela empresa japonesa Denso-Wave). A RA é a interação do mundo real com o virtual, que vai tornar o universo dos jogos, publicidade e ciência mais interativo. “Os engenheiros de software são os novos astros do marketing”, diz Tom Bedecarré, Diretor-Geral da agência digital AKQA.
A RA existe desde a década de 90, e um exemplo conhecido é o Nintendo Wii. Recentemente, passou a usar imagens com códigos especiais que contêm as informações da programação. Qualquer ícone numa superfície chapada serve para repousar o modelo matemático que irá gerar a imagem em 3-D, como um rosto ou um objeto. A imagem é capturada por uma câmera e decodificada pelo computador ou celular, que recria na tela o conteúdo tridimensional criado pelos desenvolvedores.
O projeto Skol Sensation foi a ação de RA pioneira no Brasil (março/2009). No hotsite, o internauta pode ver em 3-D os melhores momentos dos shows, ao colocar na frente da webcam o anúncio ou postal do festival, ou imprimir o que o site disponibiliza. Experimente em http://www.skolsensation.com.br/realidadeaumentada/ e veja o filme com um internauta em ação em http://www.youtube.com/watch?v=2-ye-QEiBYg .
A construtora mineira Tenda, apesar de focar no segmento econômico de baixa renda, investiu nessa ferramenta ousada. Oferece uma experiência em RA (http://www.tenda.com/ra/ ): ao aproximar da webcam o símbolo impresso em anúncio ou folheto da empresa, a maquete e o interior do apartamento tridimensionais aparecem na tela. O cliente pode ter uma noção bem próxima do real da arquitetura, infraestrutura, espaço interior e possibilidades de decoração do imóvel.
A RA existe desde a década de 90, e um exemplo conhecido é o Nintendo Wii. Recentemente, passou a usar imagens com códigos especiais que contêm as informações da programação. Qualquer ícone numa superfície chapada serve para repousar o modelo matemático que irá gerar a imagem em 3-D, como um rosto ou um objeto. A imagem é capturada por uma câmera e decodificada pelo computador ou celular, que recria na tela o conteúdo tridimensional criado pelos desenvolvedores.
O projeto Skol Sensation foi a ação de RA pioneira no Brasil (março/2009). No hotsite, o internauta pode ver em 3-D os melhores momentos dos shows, ao colocar na frente da webcam o anúncio ou postal do festival, ou imprimir o que o site disponibiliza. Experimente em http://www.skolsensation.com.br/realidadeaumentada/ e veja o filme com um internauta em ação em http://www.youtube.com/watch?v=2-ye-QEiBYg .
A construtora mineira Tenda, apesar de focar no segmento econômico de baixa renda, investiu nessa ferramenta ousada. Oferece uma experiência em RA (http://www.tenda.com/ra/ ): ao aproximar da webcam o símbolo impresso em anúncio ou folheto da empresa, a maquete e o interior do apartamento tridimensionais aparecem na tela. O cliente pode ter uma noção bem próxima do real da arquitetura, infraestrutura, espaço interior e possibilidades de decoração do imóvel.
Um exemplo de campanha de RA com celular é a do Ford Ka no Reino Unido. O cliente apontava a câmera do celular para o QR-code de um outdoor e via na telinha o modelo do carro em 3-D. Para isto, o celular precisa ter instalado um programa especial para produzir as imagens. Conforme o ângulo em que se apontava o celular para o símbolo, havia uma mensagem secreta direcionando para o endereço http://www.gofindit.net/. Veja a ação em http://www.youtube.com/watch?v=PrwmHnnSXYo&feature=player_embedded e saiba mais sobre a RA em http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=258579
No futuro, os objetos de RA poderão ser combinados com dados do próprio espectador, de modo a criar um anúncio totalmente direcionado a ele. Se hoje os experimentos criam experiências coletivas, no futuro serão experiências perfeitamente customizadas para cada pessoa individualmente, diz Chris Jenkins, da agência responsável por esta ação. Veja uma amostra das possibilidades dessa tecnologia no extrato do filme Minority Report em http://www.youtube.com/watch?v=NwVBzx0LMNQ
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