Ártico

segunda-feira, 23 de março de 2009

UM AMANTE DO PLANETA

FIZ QUESTÃO DE COMPARTILHAR COM VOCÊS O BONITO E-MAIL QUE RECEBI DE UM EX-ALUNO, CARLOS MOSSMAN.
COMPLEMENTO COM O FELIZ SLOGAN DE UM ANÚNCIO DO BRADESCO:
"DO PONTO DE VISTA DO PLANETA, NÃO EXISTE COMO JOGAR LIXO FORA. PORQUE NÃO EXISTE 'FORA'."

-------------------------------------------------------------
From: Carlos Mosmann
To: Amor ao Planeta 2
Sent: Saturday, March 21, 2009 12:48 AM
Subject: Os 3 Rs e um novo Capitalismo


Patrícia,
Fui gentilmente convidado e consenti receber a leitura de seu blog de braços abertos, baseado na expectativa de ter sido seu aluno e no compartilhamento da mesma necessidade de fazer alguma coisa para mudar o descaso com que tratamos nossos recursos, que é finito. Essa palavra é cruel, humilha e anula o que pensamos ser a razão da nossa existência: reproduzir (espécie, valores) e produzir (riquezas). Pra quê? Onde queremos chegar? Minha modestíssima existência ainda não foi capaz de compreender totalmente porque vivemos mecanicamente, achando que a árvore derrubada no quintal alheio não nos afeta !

Se resolvi escrever é porque de alguma forma a sua voz ecoou, e claro, é por isso mesmo o motivo que te faz teclar para todos, para muitos, para quem quer que esteja atento e alerta para o que ainda vem por aí. Bravo !

Mas não quero só ficar na retórica do discurso. Sou bastante angajado no sentido de preservar o legado que vou deixar. Sou pai de duas riquezas que crescem com o fortúnio de ter alguém ao seu lado que se preocupa com o que o futuro os espera. Mas cada vez mais, e no preciosismo dos detalhes cotidianos, é que me encontro na missão de fazer a minha parte. Invisto tempo em explicar-lhes a importância de selecionar o lixo doméstico, mostrando como se faz e para onde vai cada matéria; instigo a nobreza e o senso de preservação ao recomendar que anualmente separem seus brinquedos desprezados para juntos ofertarmos às comunidades carentes mantidas por suas escolas particulares limpas e ordenadas.
No trabalho, fiquei muito feliz ao saber que uma funcionária do staff teve a iniciativa de montar uma caixa coletora de pilhas, baterias e celulares inoperantes, à partir de um convênio com um banco que instituiu uma campanha limpa. Claro que aderi com meus apetrechos velhos, e foi um alívio poder saber o destino que eu poderia dar a eles.

Li no jornal sobre o lançamento da Motorola, e instantaneamente pensei o quanto ainda preciso me educar para me desfazer dos atuais Ipods, N95s, Desktops, notebooks, como pessoa física e jurídica e realmente pensar em não destruir o meu chão. Tudo parece tão distante, tão irreal e tão desconfortável, que é bastante simples olhar pro lado e fingir que isso nunca irá me afetar. E aí?? Levará tempo, tudo é processo, mas concordo que o Eco-Capitalismo não permitirá opção de escolha.

Perdoe-me pelo longo texto, mas ele é fruto da sua teimosia (surda?) para acordar e educar um monte de gente que vive em estado letárgico, incapaz de enxergar o dedão do pé, o que dirá da consequência do ato de jogar uma pet de H2O no asfalto ou um singelo papel de bala Juquinha no meio-fio? Sou do tempo em que guardava o dito papel no bolso até chegar em casa pra jogar no lixo, e o que me enfurece é que não foi nem preciso meus pais me obrigarem a isso. Pergunto de novo: e aí???

Olha, é uma delícia receber sua palavra e ficar antenado. Acima de tudo, me dá a conciência que não posso nada sozinho, não sou nada sozinho.
Sou inscrito no Amigos da escola, trabalho voluntário que vc seguramente conhece, apoiado pala Unicef e Rede Globo, entre outros. Interrompi minha contribuição para fazer o MBA, e na volta me dedicarei à saúde e qualidade de vida, que é minha área profissional. Tenho certeza que você me ajudará muito.

Conte comigo.
Um abraço,
Carlos Mosmann - FGV/GE 57 - Botafogo
skype: cmosmann
"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo". - Fernando Pessoa, em "A Tabacaria".

Um comentário:

Emmanuela Feitosa disse...

Gostei muito do e-mail do Carlos,ele escreve muito bem!
Na semana passada, estava ensinando a tarefa de casa da minha filha Maria Júlia de 8 anos e era sobre coleta seletiva, inclusive o texto da tarefa, pedia para os alunos darem uma "bronca" nos pais que ainda não separavam o lixo em casa. Consequentemente, fui comprar lixeiros de cada cor para separar o material. Já era um projeto que tinha em mente e que por um motivo ou outro não havia executado, mas qdo vi aquela tarefa e a bronca que minha filha me deu, agi na mesma hora.
Fico feliz em ver que, mesmo não sendo dessa "nova geração",já vemos ações como a da funcionária que teve a iniciativa da caixa de pilhas, é um sinal de mudança.
Bom, deixo minha contribuição, gostaria de afimar que tb sou dessas que guarda o lixo pra jogar fora em casa desde pequena, como o Carlos citou.
Adoro seu Blog, fui sua aluna em Fortaleza e depois desse módulo fiquei bem mais consciente e interessada pelo assunto, que na verdade é uma realidade!
Boa semana!
Emmanuela Feitosa
MKT 12- FGV
Fortaleza- Ce