Ártico

sexta-feira, 22 de maio de 2015

PRESENTE DE LUXO: KERING CRIA E COMPARTILHA SUA METODOLOGIA SUSTENTÁVEL


Por iniciativa de Sir Richard Branson, o intrépido CEO da Virgin, formou-se o B-Team, grupo de 14 empresários de grandes marcas globais comprometidos com a sustentabilidade (o CEO da Natura, Guilherme Leal, é um dos membros), unidos para usar suas empresas como laboratórios de novas metodologias sustentáveis (o "Plano B"), para conduzir e medir performance dos negócios fora do "business as usual", que não está dando certo. 



A Kering, empresa membro do time, acaba de compartilhar a metodologia que desenvolveu - a E-P&L (Environmental Profit & Loss Account) de todas as suas marcas, usando como base algumas iniciativas bem-sucedidas da Puma (o ex-CEO Jochen Heinz é outro dos fundadores do B-Team). Essa ferramenta vai transformar os ativos e passivos socioambientais gerados pela sua operação em valores monetários. Também criou o MIL - Materials Innovations Laboratory, que pesquisa matérias-primas sustentáveis e inovadoras, e atende de forma unificada todas as marcas da empresa. 


Para quem não conhece, a Kering é um grupo familiar que fabrica vestuário e acessórios, tendo em seu portfólio 22 marcas famosas dos segmentos Luxo e Esportivo.  

Luxo: Gucci, Bottega Veneta, Saint Laurent, Alexander McQueen, Balenciaga, Brioni, Christopher Kane, McQ, Stella McCartney, Tomas Maier, Sergio Rossi, Boucheron, Dodo, Girard-Perregaux, JEANRICHARD, Pomellato, Qeelin and Ulysse Nardin.

Esportes & Lifestyle: Puma, Volcom, Cobra, Electric and Tretorn.

Dos compromissos sustentáveis que a empresa estabeleceu até 2016, estão por exemplo auditar toda a sua cadeia de fornecedores a cada 2 anos, só usar pedras preciosas, couros e peles de fontes 100% responsáveis e controladas, reduzir em 25% as emissões de CO2, resíduos e uso de água, banir o PVC de suas coleções e ter embalagens com materiais certificados. A Gucci é a primeira grife de luxo do mundo a tingir couro livre de metais pesados, reduzindo gastos de água e energia; Stella McCartney usa lã sustentável da Patagônia; a Puma recriou suas embalagens com a "Clever Little Bag".



Você pode ver a ferramenta na íntegra, com todo o passo-a-passo para implementar, em http://www.kering.com/en/sustainability/methodology. Segundo eles, números são chatos, mas também contam histórias e tangibilizam o invisível; dados são inteligência, ligando pessoas, empresas e a natureza, permitindo insights e promovendo inovação.




Um comentário:

farnaltade disse...

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