Ártico

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A prática da IKEA, ícone sustentável

Inspirada pela minha ida ao evento da Plataforma Liderança Sustentável, que somou mais 10 líderes empresariais aos 20 já existentes, resolvi fazer um resumo das recomendações de Steve Howard, Dir. Sustentabilidade da IKEA (um dos casos mais emblemáticos do mundo), no TED Talks. 


 
1o - Todas as metas devem ser compromisso de 100% . Se for 80% ou similar, as pessoas arrumam desculpas para ficar nos restantes 20%. Assim, a mensagem para os gestores fica inequívoca e desafiadora. Eles vão vender 100% de lâmpadas LED até 2020 (eliminar halógenas e fluorescentes totalmente), usar 100% de "better cotton" (metade de fertilizantes e de água na produção), entre outros.

2o - Rastreie toda a cadeia de suprimentos, pois é preciso melhorar as condições de produção desde a matéria-prima. Muitas vezes fomentando iniciativas junto com ONGs, como a Better Cotton. Assim o mercado todo ganha escala. Trabalham com 80 auditores junto aos fornecedores no mundo todo. 

3o - Crie um Código de Conduta para funcionários e fornecedores, alinhando toda a operação em questões como mão de obra, resíduos, leis, ética etc. 

4o - Invista em projetos que revertam para a sustentabilidade da empresa, como painéis solares, reflorestamento, resíduos. Até 2050 serão auto-suficientes em energia, com geração de excedente; têm área plantada maior que o território da Alemanha. O CFO está feliz da vida com as economias geradas ! 

5o - Escolha os temas socioambientais que são relevantes para o negócio, estabeleça métricas e aja de imediato para torná-los realidade. Não espere 100 anos ou deposite a responsabilidade em terceiros. 

Nenhum comentário: