Ártico

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

[DIGITAL] Singularidade - quando as máquinas serão melhores que os humanos


Nunca tinha ouvido falar mas levei um susto: SINGULARIDADE - o momento em que a fronteira entre a inteligência artificial e a orgânica será apagada, e a capacidade intelectual das máquinas ultrapassará a de toda a humanidade somada. Previsto para 2045, por Raymond Kurzweil, famoso cientista que é considerado por Bill Gates o maior especialista em inteligência artificial do mundo. "A coisa mais importante que acontecerá aos seres humanos desde a invenção da linguagem", diz a revista Time.


O nome foi tirado da astrofísica - um ponto do espaço-tempo onde as leis da física comum não se aplicam mais (como nos buracos negros). Tanto a Lei de Moore (número de transistors que se pode colocar num chip) quanto a regra de Kurtzweil (quantidade de poder computacional - milhões de instruções por segundo - num determinado tempo, que se pode comprar por U$ 1,000) geram uma curva exponencial semelhante, cujo valor dobra a cada 2 anos. Essa aceleração nunca mudou nem com guerras ou crises econômicas. É típico dessas curvas começarem lentas e depois se acelerarem cada vez mais até o infinito. Difícil de processar na nossa cabeça, já que estamos acostumados a pensar linearmente.


Em meados de 2020, já poderemos fazer engenharia reversa da mente humana. Computadores poderão criar e apreciar arte, tomar decisões éticas, fazer piadas e até mesmo substituir os cientistas no processo de desenvolvimento tecnológico, com sua capacidade de processar gigantescas quantidades de dados sem esforço.


Surge, naturalmente, todo tipo de teoria: que as máquinas vão nos dominar e aniquilar; que iremos nos fundir a elas como cyborgs, aumentando nossa capacidade física; que ajudarão a prolongar a vida humana, driblando o envelhecimento; que escanearão nossa consciência e viveremos dentro dos computadores indefinidamente, como numa matrix de realidade virtual.


O assunto é sério, transdisciplinar (informática, neurociência, biologia, nanotecnologia, sociologia, medicina etc) e para isso Kurtzweil criou a Singularity University em 2008, patrocinada pela NASA e o Google, entre outros. Em 2045 a quantidade de inteligência artificial criada será aproximadamente um bilhão de vezes a soma de toda a inteligência humana existente hoje. Uau ! O que vai ser de nós é a pergunta que todos estão se fazendo. Se a internet já mudou tanta coisa em tantos níveis (relações descartáveis, transferências de poder, interculturalidade, transparência, processos colaborativos de conhecimento e produção...) imagine a ruptura que a Singularidade nos trará !


Quer saber mais? "The Singularity is near" (Kurtzweil, 2005), "The coming technological Singularity" (Vernor Vinge, 1993) e revista Time ed. 21/fev/2011 em "2045 - The Year Man becomes immortal". No Youtube veja http://www.youtube.com/watch?v=kJDvdEQJOew, (que termina com a provocação: "será que sobreviveremos à nossa tecnologia?") e milhares de outros filmes sobre o tema.

2 comentários:

David disse...

Bom dia, Patricia.

Pelo link do LinkedIn cheguei ao seu Blog e gostei muito do texto sobre singularidade.

Parabéns.

David Castro

David Castro disse...

Esqueci meu link no LinkedIn.