Ártico

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011




Comunicação Fractal - esse é o termo que define o novo tipo de comunicação em tempos de redes sociais, consumo colaborativo, blogs e produção de conteúdos wiki no recém-lançado livro Comunicação Integrada de Marketing (Editora FGV), que vai além: ao invés de oferecer respostas, instiga o leitor a se fazer um monte de perguntas, acreditando que já não existem mais fórmulas definitivas, pelo menos nessa área.

Fractais (do latim fractus, fração) são objetos geométricos que podem ser subdivididos em partes, cada uma semelhante ao original - ou auto-similares. Podem ser gerados por um padrão repetido, um processo recorrente ou interativo. Fractais naturais estão à nossa volta, nas nuvens, montanhas, rios e seus afluentes, os sistemas de vasos sanguíneos e os feixes nervosos.


Exatamente como vivemos hoje o ambiente da comunicação: as empresas não são mais as donas do discurso, mas meras participantes das milhares de conversas. O "prossumidor" (produtor-consumidor) quer formatar produtos e conteúdos a quatro mãos, o antigo paradigma praticado pelas empresas em P&D de confidencial = vantagem competitiva dá lugar a processos abertos e colaborativos, como alavancagem para maior velocidade de inovação e melhores soluções. Se possível em beta-perpétuo, ou seja, o formato final jamais está pronto, e sim em constante evolução.

O ROI (retorno sobre investimento) dá lugar ao ROE (retorno sobre engajamento ou envolvimento), onde se buscam formas de medir aspectos mais subjetivos e as correlações entre as estratégias transmídia (múltiplas plataformas); onde os custos de aquisição de um cliente por meio de ações de comunicação e marketing pervertem qualquer lógica tradicional - esforços baratíssimos geram resultados gigantes; grandes investimentos (por ex em campanhas publicitárias) cada vez menos dão o retorno esperado. Os profissionais da área estão perdidos, e só sabem uma coisa: o que valia antes já não vale mais. Difícil fazer planejamento e justificar-se perante a diretoria, não?

Para saber mais, só lendo o livro mesmo, disponível em http://www.editora.fgv.br/?sub=produto&id=413
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
Autores: Patricia Riccelli Galante de Sá, Marie Haim, Ricardo de Castro e Vera Waissman
Editora FGV, 2010

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