Ártico

terça-feira, 25 de agosto de 2009

[PLANETA] Lavagem Ecológica


Como viajo Brasil afora, às vezes esbarro em coisas surpreendentes, como foi o caso em Porto Alegre da ECOÁGUA - pertencente aos irmãos Leandro (foto) e Juliano Forster. É uma empresa de lavagem de carros na Av. D.Pedro II que coleta, trata e reutiliza 100% da água que consome. Nasceu na incubadora da UFRGS, onde se desenvolveu um equipamento capaz de remover todas as partículas sólidas. Isso gera uma economia média de 80% no consumo de água e cerca de 60 mil litros de água potável por mês.

A reciclagem da água gera um lodo composto de óleo, graxa e da sujeira que sai dos carros, material que poderia ser enviado para um aterro sanitário, não eliminando seu potencial poluente. Ao invés disso a Ecoagua envia este passivo ambiental para uma empresa especializada, neutralizando a carga e tornando-a inofensiva ao meio ambiente. Pensa que acabou aí? Não !

Todos os fornecedores escolhidos possuem licenças de operação e certificações que declaram a aplicação de boas práticas produtivas. Os produtos são biodegradáveis e de composição neutra. O lixo recolhido do interior dos veículos é descartado de forma seletiva, para que seja facilitada sua reciclagem. Os tickets de controle dos carros, material de divulgação e apoio são todos feitos em papel reciclado, os sacos de lixo em material orgânico e só usam lâmpadas de econômicas. Resultado: a empresa funciona todos os dias da semana e já está ganhando no boca-a-boca a preferência dos gaúchos. Tomara que virem franquia ou rede, porque alguém duvida que irão longe?

(Dica do aluno Julio Soccol, Consultor de Soluções Corporativas PME da Claro e cliente fiel e engajado desse serviço)

4 comentários:

Georgia Hammine disse...

Olá, gostei bastante do blog e o vejo como um livro aberto para se entender os conceitos de sustentabilidade. Meu nome é Georgia Hammine e estudo sustentabilidade e economia, e fico muito feliz em achar mais um espacinho na net que produza informação boa. Abraçooo!

Patricia Riccelli Galante de Sá disse...

REPASSO O EMAIL QUE RECEBI DO DONO DA ECOÁGUA:

Bom dia Patrícia!
>
Estou escrevendo para agradecer imensamente a oportunidade de poder
divulgar nossa idéia, nosso engajamento e o nosso negócio.
>
Foi emocionante ler o relato sob a tua ótica.
>
Quero nos colocar a tua disposição para qualquer que seja a necessidade, será um grande prazer poder contribuir. Inclusive és nossa convidada de honra para experimentar nosso serviço, afinal não basta ser ecológica para ser uma boa lavagem e foi pensando nisso que desenvolvemos uma série de procedimentos que auxiliam na qualidade do nosso trabalho. Temos mais informações no site (ainda em construção) www.ecoagualavagem.com.br
>
Uma novidade é que estamos trabalhando fortemente na franqueabilidade do conceito da lavagem. Estamos em processo de aprovação do FINEP de um programa chamado PRIME que aportará verbas na contratação de assessorias. Nós já saímos na frente e começamos os trabalhos preliminares com a empresa escolhida para nos ajudar.

Quem sabe em breve não tenhamos mais novidades, não é?
>
Bem, mais uma vez muito obrigado pelo incentivo. É nestas atitudes de entusiastas como nós que se valorizam o verdadeiro comprometimento com o meio ambiente!
>
Um grande abraço,
>
Juliano Forster
Hidrocicle - Reciclagem de Água
55 51 3012.0009
55 51 9802.8774
>
Economize preservando, preserve economizando.
www.hidrocicle.com.br

Anônimo disse...

Olá Patrícia,

sou bióloga e estou em busca de pessoas ou empresas que estejam engajadas em projetos de empreendedorismo social.

Li no seu blog o ECOÁGUA, e achei bastante interessante. Gostaria de saber se tu podes me sugerir outras pessoas ou empresas que trabalhem em busca desse mundo sustentável.

Atenciosamente,

Raquel Magalhães
rakmagalhaes@hotmail.com

Patricia Riccelli Galante de Sá disse...

Raquel,

Tem tanta coisa acontecendo...!

Eu vi mtas iniciativas na Mostra de Tecnologias Sustentáveis promovida em paralelo à Conferência Internacional do Ethos. Entre no site deles e procure por lá (www.ethos.org.br/mostra2009 ou www.etos.org.br/ci2009) . Muitas incubadoras de empresas de universidades tb desenvolvem projetos como o Genesis (PUR/RJ). Procure tb o Instituto Empreender Endeavor (www.endeavor.org.br) e a Iniciativa Jovem, surgida pelas mãos da Dialog em 2001 e inspirada no programa LiveWire da Shell.

Abs e boa sorte !
Patricia