Ártico

terça-feira, 16 de setembro de 2008

[MARCAS] Como se cria a “marca” de um país


Segundo especialistas, o Brasil é um dos países que melhor soube desenvolver sua imagem de marca. Os esforços promocionais de produtos do agronegócio como café, carne bovina, frutas, frango e vinho contribuíram para criar uma excelente imagem do país no exterior. É um dos programas de branding mais avançados dentre os países em desenvolvimento.



Pense em algodão – Egito; pense em chá – Sri Lanka; charutos – Cuba; flores – América Central; perfumes ou vinhos – França; tapetes – Índia; relógios - Suíça. Alguns países se tornaram sinônimos de categorias inteiras de produtos, embora não sejam os únicos a produzi-los bem. Geralmente o agronegócio é o maior construtor de imagem para um país. O café Colombiano e sua campanha com o personagem “Juan Valdez” talvez sejam a única associação positiva que se faz com esse país, em contraste com o narcoterrorismo.


A Mongólia desenvolveu um projeto para criar a denominação de origem de sua cashmira com a Nathan Associates, começando com uma lei que autorizava as empresas a registrarem um indicador geográfico. Criaram um teste para documentar as propriedades exclusivas do produto, depois registraram a marca mundialmente e fizeram uma forte campanha promocional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite!
Sei que não é bem o foco do site, mas como o site sempre traz informações importantes gostaria de compartilhar essa ação inovadora de propaganda da nintendo. Espero que gostem. Segue o link:
http://www.youtube.com/experiencewii