Ártico

quarta-feira, 16 de julho de 2014

MARKETING ALEMÃO FOI A MAIOR GOLEADA NESSA COPA

Show de bola, sem trocadalhos, a campanha de marketing da Seleção alemã, que começou a ser planejada em 2013. Pensando em estratégias comerciais, parceiros, TV, propaganda e como iriam agir, estar no Brasil e fazer parte do torneio. O objetivo era ser o 2o time mais popular da Copa, segundo Patrick Kisko, chefe de marketing da DFB (Federação Alemã), em entrevista ao SporTV. 

A grande sacada envolveu o Flamengo. Através da Adidas, fornecedora de material esportivo em comum, a seleção alemã criou uma camisa reserva rubro-negra, aproveitando que havia uma insatisfação com o modelo antigo, o verde utilizado na Eurocopa de 2012. 

A Alemanha usou a camisa rubro-negra em duas ocasiões: na vitória por 1x0 sobre os Estados Unidos no Recife, e no histórico 7x1 contra o Brasil, na semifinal, em Belo Horizonte. A seleção jogou de branco no Maracanã, mas via-se nas arquibancadas que a novidade encantou os rubro-negros e não gerou rejeição nem mesmo dos rivais (torcedores de Fluminense, Vasco e Botafogo).  

Lukas Podolski, amigo de André Santos desde os tempos de Arsenal, recebeu do lateral uma camisa do Flamengo personalizada com o seu nome. Em seguida, o próprio marketing do Rubro-Negro entrou em ação e presenteou Poldi, Schweinsteiger e outros jogadores, quando vieram ao Rio para enfrentar a França. Os alemães bombardearam as redes sociais com pedidos de torcida no Maracanã. Repetiram a dose antes da decisão contra a Argentina. 

Schweinsteiger vestiu também as camisas de Bahia e Grêmio – também cantou o hino do Tricolor baiano com o goleiro Manuel Neuer num vídeo para o amigo Dante. Antes, durante e depois do Mundial, a DFB utilizou as mídias sociais de diversas maneiras para mostrar o quão confortável estava sua seleção. Em outros casos, os jogadores trataram de nos lembrar com cenas marcantes, como Neuer e Schweini dançando "Lepo-Lepo" na praia com o amigo brasileiro Tibúrcio, ou Podolski e o camisa 7 enrolado numa bandeira verde-amarela, torcendo na disputa de pênaltis contra o Chile? 

Um excelente videoclip mostrando o time interagindo com a comunidade indígena e baiana durante os treinos e concentração no Campo Bahia, angariou a simpatia geral e viralizou. Mas foi retirado do YouTube a pedido de Paula Lavigne, por usar sem autorização a música "A luz de Tieta" de Caetano Veloso.  

Fechando com chave de ouro, a chanceler Angela Merkel veio torcer entusiasticamente na final da Copa e produziu o selfie do ano ! 


Sem contar o Marketing Social, deixando uma obra social em Santo André, doações para a comunidade baiana (inclusive indígena) - leia mais na página www.facebook.com/amoraoplaneta. 

Um comentário:

Patricia Riccelli Galante de Sá disse...

Pelo bem da informação, meu aluno da UFRJ Michel Macedo fez a gentileza de desencavar matéria de um blog que checou a veracidade do fato do Flamengo ter inspirado a camisa-reserva da Seleção Alemã. Mentira, e pior: reproduzida pela Globo, pelo Meio & Mensagem como "case de marketing".
Leia tudo em http://aqipossa.blogspot.com.br/2014/07/comprovado-alemanha-nao-homenageou-o.html