Ártico

segunda-feira, 1 de julho de 2013

MOVIMENTO "PLANO B" REÚNE "Os Vingadores" DO MUNDO EMPRESARIAL

Visionários de vida toda, um grupo de poderosos empresários globais se reuniu e criou um movimento para renovar a forma como os negócios são feitos - que se chama PLANO B. Ele reúne líderes como Richard Branson (Virgin) e Jochen Zeitz (ex-Puma), que são os co-fundadores, mais um timaço de donos e presidentes de empresas muito inovadoras na forma de gestão, que acreditam e seguem o Triple Bottom Line da sustentabilidade, proposto na década de 90 por John Elkington.

Chegaram à conclusão que os governos estão desinteressados e as ONGs impotentes para resolver os crescentes problemas de miséria, desigualdade e degradação ambiental. E resolveram arregaçar as mangas de forma prática, começando com firmar um Pacto. Assim como o grupo "The Elders" reúne líderes para tentar solucionar conflitos globais, os membros do PLANO B querem estabelecer um novo modelo de fazer negócios começando por encarar o desafio com suas próprias empresas.



Um brasileiro, Guilherme Leal da Natura, integra o B-Team. Merecido: quando trabalhei para eles há 18 anos, já eram frequentes as discussões sobre ética nos negócios e sustentabilidade dentro da empresa, como construir um mundo melhor e proporcionar bem-estar às pessoas, sendo lucrativo com integridade e justiça. Guilherme foi, inclusive, um dos fundadores do Inst. Ethos. (curiosidade: hilário Richard Branson tentando pronunciar o nome dele no evento de lançamento)

Aspirações corretas, novas estruturas, contabilização verídica, retornos reais, bem-estar, nivelar o jogo, transparência total, redefinir educação, modelar a natureza, pensar no longo prazo

Quem é o B-Team
Shari Arison, dona/Arison Group
Kathy Calvin, Presidente e CEO/United Nations Foundation
Arianna Huffington, Presidente e Ed.Chefe/The Huffington Post Media Group
Mo Ibrahim, Fundador/Celtel
Guilherme Leal, Fundador e Co-Chairman/Natura
Strive Masiyiwa, Fundador e Co-Chairman/Econet Wireless
Dr. Ngozi Okonjo-Iweala, Ministro das Finanças e Ministro coordenador para a Economia/ Governo Nigéria  
François-Henri Pinault, CEO e Chairman/Kering
Paul Polman, CEO/Unilever
Ratan Tata, Chairman Emérito/Tata Group
Zhang Yue, Fundador e Chairman/Broad Group
Professor Muhammad Yunus, Chairman/Yunus Centre e Prêmio Nobel (Graamen Bank)

Líderes Honorárias:Gro Harlem Brundtland, Membra do The Elders e presidiu o Comitê preparatório da Rio92
Mary Robinson, Secretária, Membra do The Elders e Presidente/Mary Robinson Foundation -- Climate Justice


A 1a. Fase: Depois de consultarem cientistas, ONGs, experts e jovens empresários, identificaram as 10 mais críticas barreiras aos negócios sustentáveis e estabeleceram uma agenda para removê-las. Sendo a maior e mais importante mudar o atual modelo financeiro global e seus indicadores de performance - herdados de uma época quando a natureza ainda era abundante e as empresas excluíam os danos ambientais e sociais da sua contabilidade. Hoje o cenário é dramaticamente diferente. As primeiras frentes serão: 

  • Bottom Line do Futuro - valorar e contabilizar os serviços ecossistêmicos, inclusão social, criar novas formas de relatórios e accountability. 
  • Incentivos do Futuro - mudar leis e alocação dos investimentos governamentais e mapear incentivos nocivos, para eliminá-los.
  • Futuro da Liderança - disseminar e incorporar melhores práticas e formar uma nova geração de líderes que questionem o status quo e coloquem valores morais e pensamento holístico como prioridade.

Como se tratam de empresas muito bem sucedidas e líderes com longo histórico de engajamento, é de se esperar um resultado eficiente e rápido para essa iniciativa. Vale a pena seguir o canal deles e acompanhar os novos videos em https://vimeo.com/thebteamhq










Nenhum comentário: