Ártico

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O COMPUTADOR VAI MIGRAR PARA OS SEUS OLHOS

Cientistas belgas da Universidade de Ghent acabam de inventar lentes de contato com uma tela LCD usando novos polímeros condutores, que foram moldados numa superfície curva com camadas ativas. A nova lente é o começo de uma revolução que está a caminho. 

Se pensarmos bem, os dispositivos digitais vem se aproximando cada vez mais do corpo humano. Primeiro foram os mainframes e computadores em salas enormes; depois teclados e monitores sobre a mesa do quarto; a seguir passaram para os laptops no nosso colo; depois os smartphones e tablets na palma da nossa mão. Em breve, chegarão aos nossos olhos e ouvidos, por meio de óculos e chips implantados atrás das orelhas. 

Várias empresas como Google, Microsoft e Apple já solicitaram patente de óculos com funções computacionais embutidas. Os do Google já serão lançados no começo de 2013. 

Sarah Jessica Parker experimenta o modelo do Google
Protótipo da Microsoft
As lentes de Ghent poderão em breve mudar a cor dos olhos do usuário, funcionar como óculos de sol ou proteger uma íris danificada da luz forte. Mas com o avanço da tecnologia, elas poderão se tornar displays, sobrepondo uma imagem sobre a vista normal do indivíduo. Essa "tela no olho" pode vir a desbancar o smartphone como o meio dominante das pessoas acessarem a web e se conectarem umas com as outras. 

E não vai ficar por aí não. Como os milhões de apps para celulares existentes, também podemos imaginar milhões de aplicativos para esse computador tão perto do nosso cérebro quanto uma lente de contato: na estrada, funcionando como um GPS; estatísticas enviadas para um atleta durante a partida; crachás virtuais para melhorar o networking em eventos sociais ou profissionais; letras de música flutuando acima do palco num show; legendas numa conversa com um estrangeiro à sua frente, em tempo real; jogos mais imersivos, arte visual ou narrativas em 3D. Enfim, as idéias dos programadores num sistema de crowdsourcing não terão sem limites. 



Leia mais: http://www.businessinsider.com/this-screen-that-fits-on-your-eye-foretells-the-end-of-the-smartphone-era-2012-12#ixzz2FXGtR4hV

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho lentes de contato bausch lomb que sao muito confortáveis, mas nao sei se eles tem uma tela LCD. Igualmente foram recomendados por meu oftalmólogo, então a verdade não me modifica em nada...