
Como viajo Brasil afora, às vezes esbarro em coisas surpreendentes, como foi o caso em Porto Alegre da ECOÁGUA - pertencente aos irmãos Leandro (foto) e Juliano Forster. É uma empresa de lavagem de carros na Av. D.Pedro II que coleta, trata e reutiliza 100% da água que consome. Nasceu na incubadora da UFRGS, onde se desenvolveu um equipamento capaz de remover todas as partículas sólidas. Isso gera uma economia média de 80% no consumo de água e cerca de 60 mil litros de água potável por mês.
A reciclagem da água gera um lodo composto de óleo, graxa e da sujeira que sai dos carros, material que poderia ser enviado para um aterro sanitário, não eliminando seu potencial poluente. Ao invés disso a Ecoagua envia este passivo ambiental para uma empresa especializada, neutralizando a carga e tornando-a inofensiva ao meio ambiente. Pensa que acabou aí? Não !
Todos os fornecedores escolhidos possuem licenças de operação e certificações que declaram a aplicação de boas práticas produtivas. Os produtos são biodegradáveis e de composição neutra. O lixo recolhido do interior dos veículos é descartado de forma seletiva, para que seja facilitada sua reciclagem. Os tickets de controle dos carros, material de divulgação e apoio são todos feitos em papel reciclado, os sacos de lixo em material orgânico e só usam lâmpadas de econômicas. Resultado: a empresa funciona todos os dias da semana e já está ganhando no boca-a-boca a preferência dos gaúchos. Tomara que virem franquia ou rede, porque alguém duvida que irão longe?
(Dica do aluno Julio Soccol, Consultor de Soluções Corporativas PME da Claro e cliente fiel e engajado desse serviço)