Ártico

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CAMPANHAS CRIATIVAS CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

A União Européia declarou "Ano contra o desperdício de alimentos". No Brasil, 4o maior produtor do mundo, mais de 26 milhões de toneladas (64% da produção) vão para o lixo anualmente (40 mil/ton por dia, o que poderia alimentar 19 milhões de pessoas), perdidos ao longo da cadeia de fornecimento e mau preparo em casa. No mundo, 925 milhões de pessoas passam fome diariamente. Como desperdiçamos:

20% na colheita;
8% no transporte e armazenagem;
15% na indústria de processamento;
1% no varejo;
20% no processamento culinário e hábitos alimentares.


Por isso, é de se aplaudir duas iniciativas para lá de criativas para conscientizar as pessoas, que geraram muito buzz na imprensa e mídias sociais. Uma delas européia, a outra brasileira.



A maior rede de supermercados da França, o Intermarché, lançou a campanha "Frutas e Vegetais Inglórios", colocando nas gôndolas produtos descartados pela indústria de alimentos por fugirem do "padrão de beleza" do mercado. Mas que ainda são perfeitos do ponto de vista nutricional. Era preciso educar as pessoas, então houve um importante suporte de marketing por meio de displays de loja e até amostragem de pratos prontos (sopas e sucos) feitos com os "feiosos". Os resultados foram incríveis. Veja o filme


No Brasil, a ONG Ecobenefícios (ecobeneficios.com.br/consumoconsciente) usou um grande restaurante de Porto Alegre e surpreendeu os clientes no Dia Mundial da Alimentação (16/outubro) com pratos especiais 20% menores, o equivalente ao que vai para o lixo diariamente. Na borda da louça lia-se "Por que 20% dos alimentos são desperdiçados todos os dias?"

Segundo a 13a. Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro da ABRAS em 2013, os supermercados perderam 1,95% de seu faturamento com desperdícios, sendo 4,22% em perecíveis. Além disso, uma estimativa realizada pela Coordenadoria de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo indica que perdas na cadeia produtiva dos alimentos equivalem a 1,4% do PIB.