Ártico

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Spoleto entra no jogo e transforma crítica em bom marketing viral


Um dos melhores jeitos de conseguir chamar a atenção de uma empresa é produzir uma crítica em vídeo – como o famoso caso da violão e da United Airlines. Com um pouco de humor e criatividade, as mensagens têm grandes chances de se tornar um viral e atingir um número maior de pessoas. O da United chegou a mais de 11,5 milhões de internautas. 
Foi isso que aconteceu com a rede de franquias de alimentação Spoleto. O site PORTA DOS FUNDOS, que tem o comediante Fábio Porchat como um dos sócios, é atualmente o maior canal de humor da web e criou um vídeo satirizando o atendimento daquele tipo de fast food – retratando-o como grosseiro e impaciente. O vídeo virou hit e hoje já ultrapassou 2,3 milhões de visualizações. 
A rede não se sentiu acuada e resolveu se aproveitar desse sucesso: correu atrás do ator Fábio Porchat, protagonista do vídeo, para propor uma parceria, e criaram um vídeo em resposta. O vídeo mostra que na verdade o problema de atendimento pode ser do próprio funcionário, mas que é algo que a Spoleto tenta evitar por meio dos seus treinamentos. Um tutor supervisiona o "anger management" do cozinheiro, que passa a ostentar uniforme com logomarca explícita do Spoleto. 
Confira o vídeo de reposta:
A mensagem final é de que, se essa situação acontecer, o cliente deverá entrar em contato com a marca por meio do seu canal de SAC (no caso do vídeo, um e-mail fornecido ao final). “Nossa proposta é baseada na premissa de levarmos uma experiência de restaurante para o ambiente de culinária rápida”, afirma Antonio Moreira Leite, diretor de marketing e franquia da rede Spoleto. “Entretanto, não queremos que os clientes se sintam tão pressionados como mostra de forma bem humorada o filme.”
O segundo passo importante dessa resposta foi disponibilizar um novo e-mail de SAC para mensurar a reação das pessoas à campanha. Em apenas dois dias – o vídeo foi lançado ontem (29/9) –, esse novo canal recebeu em torno de 70 e-mails. O conteúdo varia entre elogios, críticas ao atendimento de lojas específicas e até sugestões de novas campanhas. O site já botou no ar uma nova versão ainda mais escrachada, o Spoleto 3. 
O que este caso nos ensina o ambiente web 2.0?
- Tenha uma equipe monitorando o que as pessoas falam sobre sua marca. Isso aumentará a eficiência e a rapidez de identificar uma crise e responder a ela;
- Num ambiente de comunicação fractal, mais vale ouvir do que falar; e sem dúvida ser sincero e admitir erros, num ambiente onde impera a transparência, é essencial. Desculpar-se e entrar na brincadeira ao invés de assumir postura de ofendido ou tentar meios jurídicos (inúteis nesse ambiente de informação descontrolada) é a melhor estratégia.
- O cliente que reclama não é seu inimigo. Muitas vezes ele pode ser um grande aliado. Pense em como você pode incluí-lo na resolução do problema que ele mesmo identificou e dê a ele o crédito que ele merece;
- Aproveite essas crises para aperfeiçoar os seus canais de comunicação com seus consumidores e rever as plataformas de mídia que tem usado. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ford Focus Elétrico ganha excelente diferencial na Europa


Vamos tirar o chapéu para a Ford: está na dianteira das montadoras em termos de investimentos ecológicos! Inaugurou um grande painel solar no teto do seu centro europeu de distribuição em Merkenich, Colônia, na Alemanha, com capacidade de 1.100 MWh por ano. É energia suficiente para abastecer 370 casas, e vai emitir menos 550 ton de CO/ano. Os clientes do Focus Electric poderão comprar essa energia "verde" da empresa que instalou os painéis solares, RheinEnergie, por meio de um contrato especial. Os motoristas desse modelo terão a oportunidade de dirigir um carro com emissões zero, que também será abastecido com eletricidade produzida com emissões zero. 

A Ford já utiliza energia "verde" em suas unidades em Colônia, incluindo eletricidade gerada por usinas hidrelétricas da Noruega e Suécia. "Com os veículos híbridos e elétricos estamos entrando em um novo mercado automotivo e fazendo parcerias para dar aos consumidores o suporte necessário para fazer essa opção", diz Bernard Mattes, presidente da Ford Alemanha. 
A Ford pretende anunciar futuramente novas parcerias com fornecedores de energia em outros países da Europa, seguindo o programa de lançamento do Focus Electric.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DESATANDO O NÓ DOS APELOS VERDES DO MARKETING


A entidade que regula o comércio nos EUA, Federal Trade Commission, sentiu a necessidade de atualizar seus guidelines devido ao grande número de empresas que têm usado apelos socioambientais no marketing, e à ambiguidade que muitos dos termos possuem, induzindo o cliente a erro ou mesmo desinformando. O primeiro F.T.C.’s Green Guides foi publicado em 1992, revisado em 96, 98 e 2010. 
Produtos promovidos como "eco-amigáveis" eram percebidos pelos consumidores como tendo benefícios específicos e duradouros que frequentemente não tinham. "Muito poucos produtos, se algum, têm todos os atributos que os consumidores parecem inferir desses apelos, fazendo-os quase impossíveis de confirmar", disse Jon Leibowitz, chairman do FTC. A questão não é desencorajar ou denunciar empresas, mas dar mais precisão aos termos usados. 
São exemplos: "orgânico" depende do Ministério da Agricultura definir o processo produtivo que seja de fato; "sustentável" pode, por exemplo, simplesmente significar um produto durável e não necessariamente comprometido com a responsabilidade socioambiental na cadeia de produção; "biodegradável" significa um produto que deve se dissolver completamente e voltar à natureza no prazo de um ano - logo, produtos destinados a aterros sanitários, incineradores ou reciclagem não podem fazer essa declaração. Dizer que um produto é verde simplesmente porque utiliza matéria-prima reciclável pode induzir a engano se os custos ambientais de fabricar ou usar esse material exceder os benefícios obtidos com ele no produto final. 
Os requisitos do Guia obrigam as empresas a avaliar cuidadosamente se, por exemplo, o estrago ambiental causado por fretes de longa distância (emissão de CO2) não compense os benefícios de importar material reciclado. Foi o recente caso das eco-bags do Pão de Açúcar, que eram trazidas do Vietnam - portanto com uma enorme Pegada de Carbono.
Selo PROCEL - iniciativa setorial que influencia na compra de eletrodomésticos
e ajuda o país a economizar energia; visualização simples e fácil para orientar o consumidor.
O FTC também alertou sobre certificações e selos que supostamente documentam os apelos verdes do produto. O fabricante deverá ser bastante específico sobre que aspectos o selo efetivamente cobre, e divulgar com transparência qualquer conexão que tenha com a empresa certificadora/verificadora. Se a empresa ajudou na formulação dos princípios daquela certificação, isto tem que ser revelado. 
Mais de 430 eco-selos estão em uso no mundo (como FSC, ISO 14000, ABNT, Abrinq, Blue Flag, LEED, Procel etc), de acordo com o Ecolabel Index, e no Brasil o CONAR já criou em 2011 todo um conjunto de normas para regular os apelos ecológicos e de sustentabilidade na propaganda, a exemplo do que ocorre na Europa já há algum tempo.