Ártico

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

M-COMMERCE - O futuro das compras online

O céu é o limite para as possibilidades do Marketing Móvel (mobile), já que os aparelhos de celular passam 24h com seus donos (alguns nem desligam enquanto dormem!). E com tecnologia que usa QR-codes (mobile tagging, já disseminada em anúncios, rótulos e cartões de visita), agora é a vez do Mobile Commerce.

A rede Tesco chegou à Coréia e descobriu que os coreanos trabalham muito e odeiam a experiência de fazer compras de supermercado. Assim, desenvolveu uma ação no metrô e aproveitou o tempo ocioso dos passantes e o alto índice de portadores de smartphones para vender seus produtos online. Criou uma "loja virtual" com enormes painéis fotográficos das gôndolas contendo QR-codes. O cliente mirava os códigos com seu celular e ia enchendo o carrinho de compras virtual; os produtos eram enviados por delivery para a casa deles. Resultado: aumento de 130% nas vendas e #1 no mercado online o e quase empate com a concorrência no mundo físico. Veja a ação em http://www.youtube.com/watch?v=nJVoYsBym88

(contribuição de minha aluna Marcella Klebis Dias, Ger. Comercial da Diretoria de Novos Mercados da CIELO, sempre antenada com a evolução do varejo)

Se quiser mais informações interessantes sobre a evolução do marketing pelo celular em comparação às diferentes mídias, veja o video "The Future of M-Commerce" em  http://www.youtube.com/watch?v=quO-sxqFYcE&feature=related
 

domingo, 29 de janeiro de 2012

147 EMPRESAS CONTROLAM O MUNDO

Ao mapear a composição acionária de 43.060 corporações transnacionais em um banco de dados com 37 milhões de empresas, pesquisadores do Swiss Federal Institute of Technology em Zurique descobriram um fato surpreendente e alarmante: que uma espécie de “super-entidade” de 147 pessoas jurídicas, na maioria instituições financeiras, controla 40% da riqueza mundial. As 20 do topo da lista são:

1) Barclays; 2) Capital Group Companies; 3) FMR; 4) AXA; 5) State Street Corporation; 6) JP Morgan Chase; 7) Legal & General Group; 8) Vanguard Group; 9) UBS; 10) Merrill Lynch; 11) Wellington Mgmt Co.; 12) Deutsche Bank; 13) Franklin Resources; 14) Credit Suisse; 15) Walton Enterprises; 16) Bank of NY Mellon Corp; 17) Natixis; 18) Goldman Sachs Group; 19) T.Rowe Price Group; 20) Legg Mason.

Mas o que é umasuper-entidade”? Ela se caracteriza por uma tendência natural dos membros de se associarem às suas conexões mais próximas; só representariam uma “conspiração malévola" caso conseguissem exercer poder político e seus membros se unissem para perseguir interesses comuns – como influenciar políticas públicas eliminando barreiras, facilitando operações, privatizando lucros e socializando prejuízos; finalmente, caso se desobriguem de prestar de contas e ter posturas transparentes.

Os premiados filmes “Grandes demais para quebrar” e "Trabalho Interno" mostram os bastidores da crise financeira norte-americana em 2008 e toda a conjuntura que levou até ela, quando o Governo “pagou a fiança” das empresas envolvidas, para revolta dos contribuintes. 
Embora participação acionária não signifique controle gerencial, vê-se claramente que as instituições financeiras funcionam como a pior das “super-entidades”: benefício próprio às custas da economia e da sociedade; controle dos mercados ao patrocinarem massivamente campanhas eleitorais e fundos de fomento do Governo, livrando-se de arcar com as consequências dos seus atos. Não exercem competição saudável entre si, bem ao contrário, se aliam por interesses comuns.
Recentemente, quando o congresso americano começou as discussões para votar em leis para pretensamente proteger propriedade intelectual que acabariam trazendo, dentre outras consequências perigosas a censura da internet, o grupo hacker Anonymous postou vários filmes explicando melhor o que está por trás da ACTA e da SOPA, revelando a existência de 39 corporações (ou seja, não representantes da sociedade) que na surdina se reuniram para desenhar uma legislação que dá a elas e governo superpoderes sobre os cidadãos
Para saber mais, entre no link Revealed – the capitalist network that runs the world – physics-math – 19 October 2011 – New Scientist e veja os filmes nos links postados no nosso perfil do Facebook em www.facebook.com/amoraoplaneta.
INFORMAÇÃO É O MELHOR ANTÍDOTO CONTRA AS SUPER-ENTIDADES ! 
TÁ DUVIDANDO DO PODER DOS HACKERS? NÃO CONSEGUI SALVAR NENHUMA DAS IMAGENS DO ANONYMOUS (ROSTO MASCARADO) DISPONÍVEL NO GOOGLE IMAGES !  
Bom, graças a meu aluno mineiro com Mestrado em TI, Breno Araújo Santos, finalmente consegui salvar imagens do Anonymous. O slogan é um show ! Vamos ver se eles não se ferram ao se expor demais como vêm fazendo...