Ártico

terça-feira, 16 de setembro de 2008

[MARCAS] Como se cria a “marca” de um país


Segundo especialistas, o Brasil é um dos países que melhor soube desenvolver sua imagem de marca. Os esforços promocionais de produtos do agronegócio como café, carne bovina, frutas, frango e vinho contribuíram para criar uma excelente imagem do país no exterior. É um dos programas de branding mais avançados dentre os países em desenvolvimento.



Pense em algodão – Egito; pense em chá – Sri Lanka; charutos – Cuba; flores – América Central; perfumes ou vinhos – França; tapetes – Índia; relógios - Suíça. Alguns países se tornaram sinônimos de categorias inteiras de produtos, embora não sejam os únicos a produzi-los bem. Geralmente o agronegócio é o maior construtor de imagem para um país. O café Colombiano e sua campanha com o personagem “Juan Valdez” talvez sejam a única associação positiva que se faz com esse país, em contraste com o narcoterrorismo.


A Mongólia desenvolveu um projeto para criar a denominação de origem de sua cashmira com a Nathan Associates, começando com uma lei que autorizava as empresas a registrarem um indicador geográfico. Criaram um teste para documentar as propriedades exclusivas do produto, depois registraram a marca mundialmente e fizeram uma forte campanha promocional.

[DIGITAIS] A Desinformação da Web


Tim Berners-Lee, criador da world wide web em 1980 quando trabalhava no Inst. Partículas Físicas em Genebra, anda preocupado com o grau de "desinformação" da internet. Tanto que está propondo algum sistema para categorizar sites e informações confiáveis, através de organizações que fiquem encarregadas dessa classificação. Ele apontou como exemplo o recente boato de que o acelerador de partículas que vai entrar em funcionamento dia 21 de outubro próximo poderia criar um buraco negro que engoliria a Terra. Este hoax gerou até um processo na justiça dos EUA tentando impedir o experimento.


A importância da web é inegável, principalmente na vida da geração mais jovem (18-24 anos), que vem usando maciçamente as redes sociais (sites de relacionamento diversos e chats) - chegando a desbancar os acessos a conteúdos de sexo, até então os campeões na rede, segundo pesquisa de Bill Tancer, Ger.Geral da HitWise e autor de "Click - O que milhões de pessoas estão fazendo online e porque isto importa". Mais discussões sobre os jovens e as redes sociais em próximos posts aqui no blog.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

[MARCA] A diversão mais radical do mundo



















Pensa que já viu de tudo? Tem nervos de aço? Então dê uma olhada na torre do Hotel-Cassino Stratosphere em Las Vegas, com 350m de altura (equivalente a 110 andares). O que é aquela coisa enrolada no topo? E aqueles penduricalhos? Pasme, prenda a respiração, porque são uma montanha russa, um elevador em queda livre na agulha central (Big Shot) , um escorregador (X-Scream) e um giroscópio (Insanity) pendurados no nada !!! Tudo parte do Triple Thrills, parque de diversões radical. O Insanity gira tão rápido que as pessoas desaparecem da imagem ! Funciona de dia ou de noite, conforme o seu grau de loucura.
Então você já tem mais um motivo para ir à cidade mais louca e feérica do mundo.































[PLANETA] Automóveis do futuro são destruídos

Você sabia que os carros elétricos já existem desde 1996? A GM lançou em sistema de aluguel o EVI 1, carro que ia de 0-100km em 9 seg, silencioso, não-poluente e facilmente recarregável na garagem de casa. Ao final de 10 anos, apesar dos clientes satisfeitos... o contrato não foi renovado, os carros foram recolhidos e todos prensados, gerando o movimento de protesto "Save EV1". Em 97 a Nissan apresentou o Hypermini no Salão de Tóquio. A Prefeitura de Pasadena/CA os alugou para sua frota oficial. Em agosto de 2006 a Nissan não renovou o contrato, a prefeitura tentou comprar os carros mas... eles foram recolhidos e prensados. Em 2003 a Toyota parou a produção de seu 4x4 elétrico RAV4-EV. Em 2005 ao final do contrato... o de sempre. Os clientes criaram o movimento "Don't Crush" e após 3 meses de pressão conseguiram comprar os autos. A BMW tem há 10 anos um carro movido a hidrogênio, cuja combustão produz apenas vapor d'água. O governador Scharzenegger dirige um Hummer a hidrogênio.











Enquanto os autos ambientalmente corretos são prensados ou abandonados, os movidos a gasolina estão bem protegidos. O ambientalista Jeffrey Luers, de 23 anos, foi condenado em 2001 a 22 anos de prisão por destruir em protesto 3 Hummers, altamente poluidores.